Materiais Educativos
Violências Baseadas em Gênero na Assistência Social
Promundo, Aline Nalon, Everton Rangel, Liz Cosmelli, Luciana Araújo, Luciano Ramos, Priscila Pereira, Stallone Abrantes, Tábata Pedrosa, Tássia Áquila
A Cartilha de Violências Baseadas em Gênero para profissionais da Assistência Social faz parte do material produzido para apoiar o fortalecimento institucional sobre VBG nas atividades do Projeto Salvador: Prevenindo a Violência de Gênero por meio do Sistema de Assistência Social, do Banco Mundial.
O Banco Mundial almeja de forma inovadora aprimorar a eficácia de oferta de serviços do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo as percepções e normas sociais que estabelecem e reforçam violência baseada em gênero (VbG), e fortalecer a capacidade institucional de prevenção à VbG e de acolhimento. Esse projeto conta com cinco etapas de implementação: a) diagnóstico local; b) produção de metodologia e materiais sobre VbG; c) capacitações de profissionais e intervenção beneficiários sobre a prevenção da VbG; d) avaliação e monitoramento dos resultados; e f) disseminação.
O Projeto foi construído e coordenado pela equipe de Proteção Social e Emprego do Banco Mundial no Brasil e só foi possível devido uma doação internacional do fundo Rapid Social Response Program (RSR) Gender-smart, financiada pelo Reino Unido e Fundação Bill e Melinda Gates. O RSR Gender -smart tem como objetivos reduzir as disparidades de gênero e impulsionar os resultados socioeconômicos para as mulheres e meninas desenvolvendo e promovendo políticas de proteção social inteligentes e intencionais de gênero.
O caderno tem como objetivo contribuir para prática preventiva de equipes técnicas da Proteção Social Básica sobre Violências Baseadas em Gênero (VBG), compreendendo o território como um espaço potente, por meio de articulações com parceiros locais, vislumbrando as Redes sociassistencial e intersetorial e colaborando para atividades de grupos. O conteúdo teórico posto neste material, juntamente com as atividades metodológicas são ferramentas para atendimentos mais eficazes e assertivos, assim como para grupos reflexivos e atividades em geral que incidam na prevenção de situações de violências, com foco em VBG, com crianças, adolescentes, jovens e adultos de todos os gêneros e orientações sexuais. O Caderno se divide em duas partes: a) aborda a atuação da Assistência Social e a sua incidência nas situações de Violências Baseadas em Gênero; b) reflete sobre temas relacionados à Gênero, Diversidade Sexual, Causas e Efeitos das Violências Baseadas em Gênero.
O conteúdo e as atividades foram testados e aprovados através de uma capacitação piloto com cerca de oitenta profissionais da Proteção Básica e Proteção Especial da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Lazer e Esportes de Salvador em setembro de 2021.
Os materiais teóricos e metodológicos desse caderno foram produzidos por uma equipe bastante motivada, profissionais com experiências nas áreas sociais, intelectuais que atuam ou atuaram na Assistência Social e que estão produzindo sobre os temas demandados pelo caderno no campo acadêmico ou fora dele, e que tiveram como desafio traduzir essa linguagem em um texto que dialogasse com as realidades que os técnicos e as técnicas se deparam nos seus cotidianos, além de produzir um conteúdo reflexivo que aponte alternativas para a ação. Uma equipe de especialistas no SUAS e em VBG revisou o material criteriosamente qualificando-o para melhor aplicabilidade.
Aqui temos um documento incompleto, pois a sua leitura e a sua ação serão complementares ao que ele propõe, e o desejo é que seja um “caderno vivo”. Assim, em cada mão pela qual ele passar, cada vez que for posto em prática, ele se completará.
Desejamos a você uma boa leitura e um bom uso deste conteúdo teórico metodológico!
Para visualizar, imprimir ou baixar confira abaixo: