top of page
Materiais Educativos

Violências Baseadas em Gênero na Assistência Social

Promundo, Aline Nalon, Everton Rangel, Liz Cosmelli, Luciana Araújo, Luciano Ramos, Priscila Pereira, Stallone Abrantes, Tábata Pedrosa, Tássia Áquila

A Cartilha de Violências Baseadas em Gênero para profissionais da Assistência Social faz parte do material produzido para apoiar o fortalecimento institucional sobre VBG nas atividades do Projeto Salvador: Prevenindo a Violência de Gênero por meio do Sistema de Assistência Social, do Banco Mundial.


O Banco Mundial almeja de forma inovadora aprimorar a eficácia de oferta de serviços do Sistema Único de Assistência Social, reconhecendo as percepções e normas sociais que estabelecem e reforçam violência baseada em gênero (VbG), e fortalecer a capacidade institucional de prevenção à VbG e de acolhimento. Esse projeto conta com cinco etapas de implementação: a) diagnóstico local; b) produção de metodologia e materiais sobre VbG; c) capacitações de profissionais e intervenção beneficiários sobre a prevenção da VbG; d) avaliação e monitoramento dos resultados; e f) disseminação.

O Projeto foi construído e coordenado pela equipe de Proteção Social e Emprego do Banco Mundial no Brasil e só foi possível devido uma doação internacional do fundo Rapid Social Response Program (RSR) Gender-smart, financiada pelo Reino Unido e Fundação Bill e Melinda Gates. O RSR Gender -smart tem como objetivos reduzir as disparidades de gênero e impulsionar os resultados socioeconômicos para as mulheres e meninas desenvolvendo e promovendo políticas de proteção social inteligentes e intencionais de gênero.


O caderno tem como objetivo contribuir para prática preventiva de equipes técnicas da Proteção Social Básica sobre Violências Baseadas em Gênero (VBG), compreendendo o território como um espaço potente, por meio de articulações com parceiros locais, vislumbrando as Redes sociassistencial e intersetorial e colaborando para atividades de grupos. O conteúdo teórico posto neste material, juntamente com as atividades metodológicas são ferramentas para atendimentos mais eficazes e assertivos, assim como para grupos reflexivos e atividades em geral que incidam na prevenção de situações de violências, com foco em VBG, com crianças, adolescentes, jovens e adultos de todos os gêneros e orientações sexuais. O Caderno se divide em duas partes: a) aborda a atuação da Assistência Social e a sua incidência nas situações de Violências Baseadas em Gênero; b) reflete sobre temas relacionados à Gênero, Diversidade Sexual, Causas e Efeitos das Violências Baseadas em Gênero.


O conteúdo e as atividades foram testados e aprovados através de uma capacitação piloto com cerca de oitenta profissionais da Proteção Básica e Proteção Especial da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Lazer e Esportes de Salvador em setembro de 2021.


Os materiais teóricos e metodológicos desse caderno foram produzidos por uma equipe bastante motivada, profissionais com experiências nas áreas sociais, intelectuais que atuam ou atuaram na Assistência Social e que estão produzindo sobre os temas demandados pelo caderno no campo acadêmico ou fora dele, e que tiveram como desafio traduzir essa linguagem em um texto que dialogasse com as realidades que os técnicos e as técnicas se deparam nos seus cotidianos, além de produzir um conteúdo reflexivo que aponte alternativas para a ação. Uma equipe de especialistas no SUAS e em VBG revisou o material criteriosamente qualificando-o para melhor aplicabilidade.

Aqui temos um documento incompleto, pois a sua leitura e a sua ação serão complementares ao que ele propõe, e o desejo é que seja um “caderno vivo”. Assim, em cada mão pela qual ele passar, cada vez que for posto em prática, ele se completará.

Desejamos a você uma boa leitura e um bom uso deste conteúdo teórico metodológico!

Para visualizar, imprimir ou baixar confira abaixo:

bottom of page