top of page

Povos Tradicionais

O Promundo vem ampliando seu trabalho e conscientizando financiadores e parceiros sobre um de seus principais valores: A decolonialidade. Incluímos em grande parte das nossas iniciativas este valor tão importante para o desenvolvimento sustentável do planeta. Conectamos os temas que já são nossos pilares ( como paternidade e cuidado e masculinidades) com uma abordagem decolonial, mais ampla e diversa, considerando os diferentes territórios e identidades que compõem nosso país e nossa cultura.

 

Em 2021, tomando como eixo central a ressignificância de masculinidade e paternidades, trabalhamos juntamente com o Povo Wajãpi, de Pedra Branca do Amapari, no Estado do Amapá. O projeto visou a elaboração de materiais educativos sobre a cultura e o paternar Wajãpi. Foi a primeira vez que pesquisadores do Promundo e da Universidade Estadual do Amapá facilitaram um processo de pesquisa para que o próprio Povo Wajãpi propusesse as narrativas.

 

A publicação que foi resultado da pesquisa foi produzida com o protagonismo dos próprios Wajãpi.O Caderno Paternar Wajãpi apresentou a paternidade a partir da cultura e costumes desse povo. E após o seu lançamento, também disponibilizamos no nosso canal do Youtube um documentário registrando e mostrando como aconteceu todo o processo de produção do conteúdo, o Documentário Paternar Wajãpi .

Além disso, trabalhamos com povos ribeirinhos da Ilha de Santana, também no Amapá, para entender e estimular os valores comunitários locais. Isto além de formar profissionais dos setores de saúde, educação e assistência social sobre a importância da valorização destes valores para uma abordagem mais humanizada durante a primeira infância.Diálogos foram mantidos com catraieiros, garrafeiros, parteiras, entre outras lideranças comunitárias para que a paternidade pudesse ser colocada como ponto central para o desenvolvimento durante a primeira infância.

Esses e outros eixos de atuação do Promundo seguirão buscando ampliar a representatividade no trabalho dos temas com os quais trabalhamos.

O material citado está disponível abaixo e na aba Recursos do site:

Caderno Paternar Wajãpi

bottom of page