Fundadores

O Promundo foi fundado em Junho de 1997 por Dr. Miguel Fontes, tendo como sócio-fundadores Marilyn Kay Nations e Márcio Schiavo, como um Instituto sem fins lucrativos. Dentre seus objetivos, estavam (conforme ata de constituição da instituição, documento que está disponível logo abaixo):

  1. Desenvolver ações de formação, na mão-de-obra especializada na área de Educação de Base, também nas áreas de Saúde e Assistência Social.
  2. Orientação e assistência às autoridades e à comunidade sobre a adoção de metodologias para a melhoria da educação e saúde de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social
  3. Implantação de Centro de Documentação para sistematizar e disseminar os conhecimentos técnicos adquiridos
  4. Desenvolver, adaptar e aperfeiçoar equipamentos e instrumentos tecnológicos destinados ao projeto de educação de base, programa de saúde e de assistência social para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social.
  5. Desenvolver projetos de captação financeira destinados aos programas acima visando qualificar os diversos seguimentos da sociedade civil e pública que atuam na área social.

Tal redação data de Junho de 1997 e, ainda hoje, passa por uma revisão periódica da equipe visando o aprimoramento dos objetivos do Promundo. O acesso ao documento de fundação é livre, basta clicar aqui.

Dr. Miguel Fontes

Diretor Executivo e Fundador

Miguel Fontes tem experiência no desenvolvimento e avaliação de impacto de programas de Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI). Liderou o primeiro plano estratégico nacional para DPI no Brasil em 2001, em colaboração com o Ministério da Assistência Social. Ele é o fundador da PROMUNDO, uma das organizações líderes no envolvimento dos homens na paternidade e no cuidado durante a primeira infância em todo o mundo. Ele também tem experiência em Avaliação de Impacto Social (AIS), coleta de dados, desenho de pesquisa e avaliação de projetos e mobilização social, e trabalhou em vários projetos de desenvolvimento de crianças e jovens. O seu campo de especialização é o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade na América Latina e nos Estados Unidos. Ele é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília, possui mestrado em Relações Internacionais e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins.


Márcio Schiavo

Sócio-Fundador

Professor Doutor em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (UGF), do Rio de Janeiro, dedica-se ao campo da comunicação para o desenvolvimento humano sustentável, enfatizando o emprego das técnicas e métodos do marketing social. Possui mais de 30 anos de experiência nacional e internacional em programas sociais, sobretudo nos campos dos Direitos Humanos, Direitos das Crianças e Adolescentes, Educação, Saúde Preventiva, Meio Ambiente, Saúde Sexual e Reprodutiva, Promoção da Condição Social da Mulher, Protagonismo Juvenil, Prevenção ao Abuso de Drogas e, ainda, Comunicação Empresarial, Comunicação Comunitária, Comunicação Interna e Desenvolvimento de Valores. Sua experiência profissional abrange os campos da concepção, planejamento e coordenação de projetos sociais; informação, educação e comunicação; capacitação de recursos humanos; gestão estratégica, supervisão e avaliação de projetos sociais. Especialista em Marketing Social, é pós-graduado em Comunicação Para o Desenvolvimento.


Marilyn Kay Nations

Sócio-Fundador

Mais de 30 anos de carreira internacional marcada pela criatividade intelectual, compromisso social de longo prazo e contribuições inovadoras na área da saúde. Pesquisas sobre medicina popular e doenças diarreicas no Nordeste do Brasil foram adotadas pelas autoridades sanitárias brasileiras, levando a um declínio drástico da mortalidade infantil no Ceará. O Prayers & ORT (Rezas & Soro) tem sido reconhecido nacional e internacionalmente, conquistando recentemente as mais altas honras científicas e assistenciais no Brasil por sua contribuição inovadora para a saúde infantil. O prestigiado Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem reconhecidas contribuições de pesquisa e ensino, apoiando uma cátedra visitante, projetos de pesquisa e Bolsa de Produtividade em Pesquisa Científica. A integração precoce das ciências sociais (Antropologia) na formação médica em universidades norte-americanas e internacionais estabeleceu as bases para a Aprendizagem Baseada em Problemas, atualmente em implementação no Brasil. A formação de um grande número de estudantes internacionais em pesquisa de campo antropológica (no contexto da pobreza), publicações e conferências convidadas têm contribuído significativamente para o estabelecimento da Antropologia Médica nos programas de ensino/pesquisa no Brasil. O compromisso ético com o aumento do acesso dos leigos ao conhecimento do autocuidado tem estimulado a publicação de manuais/materiais de saúde premiados (e amplamente distribuídos) para populações de baixa alfabetização. Um forte papel de liderança na fundação de ONGs ativistas, colaborando com o Ministério da Saúde brasileiro, integrando medicina tradicional e biomedicina e inovando o ensino de Medicina Social em uma “sala de aula” de favela urbana marcaram essa carreira internacional única. Uma vida inteira de trabalho acadêmico criativo, em uma das regiões mais pobres do mundo, inspirou muitos estudantes e pesquisadores do Brasil e de outros países – também comprometidos com a justiça social e a equidade na saúde.