top of page
Relatórios

Relatório Quadrienal 2016 a 2019

Miguel Fontes, Luciano Ramos, Rodrigo Laro, Bruna De Oliveira, Promundo

CARTA DO PRESIDENTE DO CONSELHO (2018-2019), DIRETOR EXECUTIVO (2019) E SÓCIO-FUNDADOR (1997)

No último quadriênio, o PROMUNDO passou por seu maior desafio desde sua fundação em 1997. Com um crescente aumento do déficit acumulado ao longo de sua história, o Instituto precisou se reinventar. Fico muito feliz de ter tido a oportunidade de liderar este processo de transformação a partir do ano de 2018.


Sem renunciar às lições aprendidas do passado e nossos trabalhos técnicos reconhecidos no mundo todo, confiante na nossa importante missão institucional e fortalecidos pela rede de novos(as) associados(as), consultores e apoiadores, utilizamos os princípios mais avançados de gestão e compliance para mudar uma situação financeira que parecia irreparável até 2017. Sendo assim, em 2019, conseguimos apresentar o primeiro superávit acumulado da história da organização.

 

Durante o último ano, todos os projetos com contas abertas foram devidamente reconciliados com nossos financiadores, mudamos a sede da organização do Rio de Janeiro para Brasília (sem abrir mão dos projetos sendo executados no Rio, mas empoderando nossa presença no fortalecimento de políticas públicas nacionais), renegociamos todas as dívidas em aberto e criamos uma estrutura organizacional dinâmica, orientada pelas entregas eficientes, lideranças socio gerenciais competentes e redução significativa dos nossos custos fixos. Por incrível que pareça, pudemos constatar que a maior beneficiária de tudo isto vem sendo a sociedade e as populações vulneráveis que mais precisam do nosso trabalho. Como poderá ser visto neste relatório, estabelecemos uma estrutura voltada para o advocacy e reaplicação de nossas tecnologias sociais com diversas parcerias do primeiro, segundo e terceiro setores. Isso além de rigorosos mecanismos de avaliação e pesquisa. Fortalecemos também nossos canais de comunicação pelas redes sociais, nossa página na internet e grande mídia. Assim, conseguimos aumentar exponencialmente o número de profissionais e famílias que foram beneficiados pelo nosso trabalho. É com muito orgulho que vemos uma organização da sociedade civil que sabe agora conciliar bem seus princípios e boas práticas de gestão e eficiência com sua missão institucional para o bem comum. Sendo assim, continuamos como uma das principais referências mundiais para o engajamento de homens e meninos, em colaboração com mulheres e meninas, na igualdade de gênero e redução da violência, e conquistamos padrões internacionais de gestão (que vem sendo atestados por auditorias independentes).

 

Sabemos dos desafios dos próximos anos, em função de visíveis contextos adversos sociais, políticos, econômicos, ambientais, entre outros. No entanto, acreditamos que atuando de forma sempre estratégica e competente, em rede e em parceria com organizações de todos os setores nacionais e internacionais, vamos continuar superando desafios e contribuindo para uma verdadeira ressignificação das masculinidades.

Miguel Fontes, PhD

Para visualizar, imprimir ou baixar confira abaixo:

bottom of page