top of page
Materiais Educativos

Manual Programa P Online

Promundo

Em março de 2020 o Brasil foi acometido pela Pandemia do Corona Vírus. Desde o final de 2019 outros países estavam sendo afetados pela COVID 19, com números bem assustadores de vítimas, incluindo pessoas que chegaram à óbitos. Por mais que houvesse empatia e solidariedade de nossa parte em relação aos que passavam por este grande mal do nosso século, não havia a dimensão real do caos que este vírus traria à população brasileira. Ao sair do escritório na sexta-feira, 13/03, me despedia dos e das colegas definindo que, inicialmente, ficaríamos 15 dias em quarentena, assim como havia definido a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro em relação às férias dos alunos. Esta realidade logo mudou.

 

O país mudou! Entendemos que este período deveria ser maior, pois o impacto do vírus era maior do que o imaginado. O
Promundo decidiu, já no primeiro momento, seguir as normas da Organização Mundial de Saúde relacionadas ao isolamento social e protocolo de prevenção à COVID 19.

Ao mesmo tempo tínhamos um impasse relacionado aos projetos e atividades que desenvolvemos junto dos parceiros financiadores e institucionais relacionados ao método de continuidade das ações. A primeira
decisão tomada em relação aos projetos com incidência comunitária foi de não nos afastarmos do público alvo, passando a atender à distância, neste caso, o distanciamento seria físico e não social. Logo, seguimos
juntos e juntas, mas noutro formato. O primeiro passo foi contribuir com ajudas emergenciais, por meio de insumos, às famílias que se encontravam em situações de precariedade. Paralelamente, decidimos virtualizar todas as ações que tínhamos em curso, até aquele momento. Com o Programa P não foi diferente. Havia um programa em curso com homens sobre Paternidades e Cuidados e outros projetos iniciando, logo a alternativa foi criar o Programa P on line como estratégia para seguir trabalhando com os homens na perspectiva de Paternidades participativas. A alternativa funcionou. Os homens puderam contar com atividades que lhes ajudaram, neste momento de Pandemia, a cuidar mais dos filhos e das filhas. Agora, apresentamos esta metodologia em formato de Cartilha para trabalhar com pais a distância. Este material se baseia no Programa P, metodologia desenvolvida pelo Promundo e parceiros. Não consideramos o trabalho presencial descartável, ao contrário, enfatizamos a sua importância e necessidade. Todavia, entendemos que quando não é possível chegar por inúmeras adversidades, o Programa P on line consegue corresponder metodologicamente ao trabalho com homens para o exercício do cuidado, o desenvolvimento das crianças na Primeira Infância e a promoção da equidade de gênero.

Luciano Ramos,

consultor sênior de programas.

Para visualizar, imprimir ou baixar confira abaixo:

bottom of page