Materiais Educativos
Caderno Juventudes Conectadas
Dialogar com a juventude é um desafi o muito prazeroso! Ao longo de sua história, a juventude é o público prioritário do Promundo para abordar temáticas como masculinidades, paternidades, equidade de gênero, empoderamento feminino e diversidade sexual. Os Programas M e H, por exemplo, nasceram com a proposta de ser um conteúdo metodológico de abordagem etária entre 15 e 24 anos. As reedições dos cadernos metodológicos e suas aplicações criaram a necessidade de expandir as idades dos públicos parti cipantes, dados os êxitos no uso desses materiais.
Em 2019 o Promundo lançou o caderno “Projetando Futuros – da informação à ação” onde trabalha com educadores e educadoras metodologias para tornarem-se mentores e mentoras dos adolescentes e jovens nas escolas,
incentivando-os a seguir a carreira acadêmica e o ingresso no mercado de trabalho. Em seguida, no ano de 2020, a Organização criou outro caderno intitulado “Enfrentando o racismo e desigualdades de gênero” e, através dele capacitou profissionais da Saúde, Assistência Social, Educação e Ativistas sociais e profissionais do Terceiro Setor de distintos Estados do Brasil, em metodologias para trabalhos com jovens, no que se refere aos temas de Empoderamento Racial, Antirracismo, e Equidade de gênero. A Pandemia de COVID 19 criou novas necessidades e o Promundo precisou ser criativo para atender as necessidades dos públicos participantes da entidade em diferentes contextos. No Rio de Janeiro, onde o Promundo desenvolve o projeto Jovens Pelo Fim da Violência, a equipe viu-se motivada a criar uma metodologia onde as discussões, os debates e as atividades metodológicas com distintos públicos ocorreram via WhatsApp.
Porém, não sem levar em conta as desigualdades e os processos de exclusão referentes ao acesso à internet que a pandemia trouxe à tona. Enquanto novas perspectivas de educação online com suporte em ambientes digitais de aprendizagem e uso de múltiplas mídias com acesso à internet de qualidade como ponto central foram se desenvolvendo e sendo utilizados cada vez mais pela sociedade, a Equipe de Educadores do Promundo se viu no desafio de interagir com esta realidade, mas, na maioria das vezes, seguindo na contramão deste movimento. Pois criar uma metodologia on-line que também funcionasse off-line era o objetivo. Uma metodologia que fosse inclusiva, viabilizando a oportunidade de participação síncrona e assíncrona, por isso a escolha dos Cards como suporte principal das atividades. Esse processo criativo incentivou os jovens a trocarem experiências, participarem ativamente e dialogar. Num momento tão complexo como esse, os grupos tiraram os jovens do isolamento, criando com eles um espaço de troca e diálogo a partir de questões que os incomodam e lhes são caras.
Esse material conta com Cards ou banners (se assim você preferir chamar) criados, especificamente, para dialogar com os adolescentes e jovens. A metodologia é inovadora, pois ela chega ao telefone dos jovens e os convida a participar de forma ativa e dinâmica, sem tomar-lhes muito dos seus tempos! Os profissionais que trabalham com jovens aprovaram esse processo! E nós desejamos que você curta bastante e compartilhe essa ideia!
Dá um like e navegue nas próximas páginas!
Luciano Ramos
Raquel Rodrigues de Oliveira
Para visualizar, imprimir ou baixar confira abaixo: