noticias
Sobre o Seminário Estadual de Saúde do Homem – Paternidades: Feito e Efeito
agosto 31, 2022
Contamos um pouco de como foi a realização deste evento e convidamos algumas pessoas envolvidas na realização e que participaram do Seminário para compartilhar conosco, brevemente, como foram suas percepções acerca da realização do VII Seminário Estadual de Saúde do Homem – Paternidades: Feito e Efeito.
No dia 25 de Agosto de 2022, aconteceu o VII Seminário Estadual de Saúde do Homem – Paternidades: Feito e Efeito, em Porto Alegre. Tratou-se de uma parceria entre o Instituto Promundo e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul, por meio da Política de Saúde do Homem e Programa Primeira Infância Melhor. Depois de uma experiência exitosa de aplicação do Programa P no município de Caxias do Sul, o Promundo juntamente com os órgãos citados, procura a replicação desta metodologia em outros municípios do Estado.
Em Caxias do Sul, a experiência contou com a sensibilização de gestores e visitadores sociais do Primeira Infância Melhor e com a participação de cerca de oitenta homens-pais, divididos em quatro grupos de WhatsApp. Foram várias as temáticas tratadas, passando pelos desafios da paternidade, educação sem violência, educação acerca de emoções, o brincar no âmbito da paternidade, além do cuidado na primeira infância, com uma abordagem voltada para a participação afetiva e ativa do pai na Primeira Infância.





O Seminário foi de uma delicadeza, foi de uma potência fantástica, onde pudemos mobilizar 44 municípios de forma presencial, além de quem acompanhou virtualmente, para o tema das paternidades e a necessidade de colocar este homem na centralidade do cuidado, junto com a gestante/mãe e as crianças. O RS, com o Programa Primeira Infância Melhor, tem grandes resultados na atenção às famílias, e incluir efetivamente este homem no processo de cuidado qualifica e potencializa a força das famílias.
Angelita Herrmann, Presidenta do PROMUNDO
A avaliação do Promundo observou que, como em outras experiências, verificou-se um aumento da equidade de gênero com relação às relações interpessoais dos homens participantes, além de um estímulo maior à atenção à saúde pessoal. Além disso, outras experiências do Promundo com o Programa P mostram que há uma redução considerável no que diz respeito à violência baseada em gênero nos lares em que os pais participam do ciclo completo. No que diz respeito à replicação da metodologia em outros municípios do Rio Grande do Sul, busca-se sobretudo a formação de novos agentes profissionais que atuem como multiplicadores do Programa P, como uma forma de prolongar os benefícios do Programa P, pensando em políticas públicas sociais que fomentem a participação paterna ativa na Primeira Infância.
O Seminário realizado em parceria entre a SES/RS e o Instituto Promundo mobilizou Estado e municípios em torno da temática proposta. A articulação entre a política estadual de saúde do homem e o Primeira Infância Melhor é um dos resultados mais relevantes, pois concorre para a efetivação de direitos e de ferramentas de promoção da saúde, como o pré-natal do parceiro. A promoção do envolvimento consciente dos pais na vida das crianças pequenas pode e deve ser prioridade de políticas de promoção do desenvolvimento na primeira infância, como o PIM e o PCF – e é isso que perseguimos no estado.
Carolina Drügg, coordenadora estadual adjunta do PIM
Assim, o evento ocorrido foi a primeira ação realizada no âmbito desta replicação. A SES-RS também abriu o espaço para que se fizesse a comemoração de 25 anos de existência do Instituto Promundo. Contamos com a inscrição de mais de 400 pessoas, dentre ouvintes presenciais e virtuais. O auditório onde foi realizado possuía espaço para 200 pessoas, estando completamente cheio. Estavam presentes representantes de 44 municípios gaúchos, bem como ouvintes interessados nas temáticas.






O VII Seminário Estadual de Saúde do Homem – Paternidades: Feito e Efeito realizado no dia 25 de agosto de 2022, Porto Alegre/RS no Auditório do CAFF, promovido pela Secretaria da Saúde/RS por meio da Política de Saúde do Homem e Política do Primeira Infância Melhor em parceria com o PROMUNDO. O evento teve pleno êxito tanto pelas mais quinhentas (500) pessoas (presenciais e on-line) que participaram e assistiram, quanto pela presença de diferentes autoridades que se comprometeram no âmbito de suas gestões a dar prosseguimento à discussão e proposição de ações sobre a Paternidade ativa e participativa visando uma primeira infância saudável.
Carlos Antônio da Silva da coordenação Estadual de Saúde do Homem
A programação contou com especialistas e autoridades locais, conforme relatado abaixo:
Programa
9h – Mesa de abertura com as autoridades
10h – Mesa técnica – A Paternidade e a Promoção do Desenvolvimento na Primeira Infância
Mediador: Gisleine Silva, coordenadora da Divisão de Ciclos de Vida.
O Curso e o Percurso da Saúde do Homem no RS, com Carlos Antônio da Silva da coordenação Estadual de Saúde do Homem.
A promoção da parentalidade como eixo de atuação do Primeira Infância Melhor (PIM), com Carolina Drügg, coordenadora estadual adjunta da Divisão de Primeira Infância – PIM.
Paternidade e parentalidade sob os olhares do Programa Criança Feliz, com Marcelli Kihs, coordenadora estadual do Programa Criança Feliz.
Masculinidades, Paternidades e Equidade de Gênero: a história de 25 anos do Instituto Promundo, com Miguel Fontes, presidente do Instituto Promundo.
12h – Intervalo
13:30 – Mesa de experiências -Ações de fortalecimento da paternidade e do cuidado no Rio Grande do Sul: a experiência do pré-natal do parceiro e do programa P
Programa Pré-natal do Parceiro e a importância do envolvimento paterno no pré-natal e no puerpério: a gente não nasce Pai, T O R N A – S E, com Carlos Antônio da Silva da coordenação Estadual de Saúde do Homem.
A experiência do município de Bento Gonçalves na implantação do Pré-natal do Parceiro, com Evelise Bender, Enfermeira e responsável pelos programas de Saúde do Homem, da Mulher e da Pessoa Idosa da Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves.
Programa P: paternidade e cuidado em programas de primeira infância no Brasil: experiências e resultados. Luciano Ramos, Diretor Adjunto do Instituto Promundo.
A experiência do Programa P no PIM do município de Caxias do Sul, com a equipe municipal do PIM.- PIM Caxias do Sul
Diálogo com os participantes – espaço para dúvidas e sugestões
16h – Encaminhamentos finais
Tendo sido transmitido simultaneamente ao vivo no canal do YouTube do Promundo, bem como nos canais da Rede Nacional Primeira Infância, contamos com importantes visualizações através dos links abaixo, que ficarão disponíveis em nosso canal do YouTube para interessados.
Foi muito bom perceber os profissionais tão interessados no tema de “Paternidades”. As falas ao final mostram como os profissionais foram sensibilizados pela temática e estão empenhados em envolver os pais no cuidado às crianças na primeira infância. Acredito que temos um bonito trabalho pela frente no Estado do Rio Grande do Sul! O Promundo está fazendo 25 anos e o caminho a ser trilhado pela frente mostra que a missão institucional está mais atual do que nunca! O seminário no Rio Grande do Sul nos mostrou isso!
Luciano Ramos, Diretor Adjunto do Promundo
O Instituto Promundo agradece ao espaço cedido pela Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Sul, bem como a parceria com a Saúde do Homem, através da pessoa do senhor Carlos Antônio da Silva, com o Primeira Infância Melhor, a partir da figura da coordenadora estadual do PIM, Carolina Drugg, bem como a todos os interlocutores que tornaram possível a realização deste evento. A equipe do Promundo está bastante engajada em sua missão dentro do estado do Rio Grande do Sul, junto aos demais municípios.
consolidação de uma abordagem intersetorial e de colaboração entre os setores governamental e da sociedade civil em relação ao tema das paternidades, cuidado durante a primeira infância e ressignificação de masculinidades no Rio Grande do Sul. Embora o foco inicial tenha sido no desenvolvimento de estratégias para o fortalecimento das ações do PIM (Programa Infância Melhor), a participação efetiva da Coordenação de Saúde do Homem estadual e de diversas outras áreas da Secretaria Estadual de Saúde foi fundamental para atingir este objetivo. Além disso, o espaço oferecido ao PROMUNDO para a celebração de seus 25 anos de existência proporcionou a oportunidade de revisitar as ações que deram início ao trabalho da organização e compartilhar com diversos parceiros sua Missão, Valores e metodologias de ressignificação de paternidades e masculinidades. A receptividade do governo do estado do Rio Grande do Sul e do município de Caxias do Sul para uma verdadeira parceria “governo sociedade civil” é um exemplo de como todos os esforços colaborativos devem ser realizados pelo Estado para garantir a qualidade de vida e o bem-estar das famílias e da população brasileira.
Miguel Fontes, Diretor Executivo do Promundo


Vamos juntos, juntas e juntes?