Brasil

Com a criação do Instituto Promundo em 1997, no Rio de Janeiro, Brasil, a equipe do Promundo iniciou um legado de atuação no país. A primeira sede da organização é reconhecida internacionalmente por desenvolver pesquisa, metodologias, intervenções comunitárias e ações de incidência política (advocacy) no Brasil, na América Latina e em países de língua portuguesa, que são avaliadas e disseminadas mundialmente. A equipe do Brasil compõe uma ONG registrada separadamente (Instituto Promundo) que é membro do Consórcio Global Promundo.

Com o início do Instituto Promundo, no Rio de Janeiro, Brasil, em 1997, a equipe do Promundo começou um legado de trabalho no país. A primeira sede da organização, é reconhecido internacionalmente por desenvolver pesquisas, metodologias, intervenções na comunidade, e lobby no Brasil e na América Latina – e em países de língua portuguesa em todo o mundo – que são avaliados e divulgados a nível global. A equipe do Brasil compõe uma ONG registrada separadamente (Instituto Promundo) que é membro do Consórcio Global Promundo.

Liderança

Miguel Fontes

Diretor Executivo e Presidente do Conselho

Miguel Fontes é graduado em Administração pela Universidade Católica de Brasília, mestre em Relações Internacionais pela Johns Hopkins University e doutor em Saúde Pública pela Johns Hopkins University. Possui experiência em desenvolvimento de programas de responsabilidade social corporativa, elaboração de análises de políticas públicas e econômicas, consultoria para organizações não-governamentais e sociais em gestão estratégica, projetos de Avaliação de Impacto Social (AIS), projetos com crianças e adolescentes em situação de rua, trabalho e orfandade em razão da AIDS, desenho de levantamento de dados e pesquisa e avaliação de projetos e mobilização social. Sua experiência de campo abrange a América Latina e Estados Unidos em desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade.

...MAIS

Sandra Vale

Consultora de Gestão e Desenvolvimento Institucional

Sandra Vale é Consultora de Gestão e Desenvolvimento Institucional no Promundo, onde vem atuando desde 2016. É advogada e mestre em História, Política e Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas. Possui experiência de mais de 17 anos em gestão, coordenação de ONGs, projetos, programas e campanhas. Nos últimos cinco anos atuou como produtora executiva do programa “A Cor da Cultura” do Canal Futura. Realizou o documentário “Triângulo” com o coletivo Tás a Ver e foi curadora e diretora de arte da exposição “O lugar do outro”, do fotógrafo Walter Firmo. Anteriormente atuou como coordenadora do projeto Balcão de Direitos de atendimento jurídico e mediação de conflitos em comunidades de baixa renda do RJ e coordenou o Serviço Civil Voluntário, projeto de formação cidadã para jovens, ambos desenvolvidos pela Viva Rio. Sandra também foi diretora financeira do ISER e gestora financeira da área de segurança pública da ONG Viva Rio.

...MAIS

Programas

Luciano Ramos

Consultor de Programas

Luciano Ramos é Consultor de Programas Promundo. Com experiência em educação em gênero e sexualidade, incluindo abordagem sobre masculinidades, atua desde 2018 em projetos relacionados à estas temáticas junto ao Promundo. Luciano agrega experiências de advocacy por meio da participação enquanto Conselheiro dos Direitos da Criança e do Adolescente de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, entre 2012 e 2016 e da articulação do Movimento Nacional Pró-convivência Familiar e Comunitária de Crianças e Adolescentes. Luciano possui experiência na gestão de Programas de Desenvolvimento Comunitário, tendo coordenado anteriormente projetos da Associação Brasileira Terra dos Homens. Nos últimos anos, Luciano também facilitou planejamentos estratégicos organizacionais, além de aplicar cursos e oficinas para profissionais sociais. Ele é historiador de formação com especialização em Políticas Públicas para a Infância pelo Núcleo Latino Americano da Universidade de Harvard.

...MAIS

Norma Sá

Consultora de Programas
Norma Sá é consultora para o desenvolvimento de projetos no Promundo, onde atuou como Coordenadora de Projetos entre 2014 a 2018, acumulando experiência em projetos de enfrentamento a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, projetos transformativos de normas de gênero e de prevenção de violência que tem o esporte como ferramenta de acesso e mobilização de crianças, adolescentes e jovens. Possui experiência em instâncias do controle social, tendo atuado como conselheira em Conselhos de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes e de Assistência Social e participação em diversas redes do Sistema de Garantia de Direitos. Na Federação de Instituições Beneficentes trabalhou na elaboração e gestão de projetos de educação e qualificação profissional para mulheres e na Prefeitura do Rio de Janeiro como técnica de seleção de pessoal. Norma tem graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho, é especialista em Responsabilidade Social e Gestão de Projetos Sociais pela Universidade Veiga de Almeida, é certificada para o desenvolvimento de lideranças femininas pelo Centre for Development and Population Activities (CEDPA) e atualmente é mestranda em Estudos de Gênero e Intervenção Psicosocial na Universidade Central de Chile (em Santiago).
...MAIS

Pesquisa

Caroline Ignacio

Consultora de Pesquisa e Monitoramento

Caroline Ignacio é a Consultora de Pesquisa e Monitoramento no Promundo, onde sua experiência está centrada na pesquisa formativa e na avaliação da eficácia e impacto dos programas. Atualmente, ela está envolvida em pesquisa no Brasil e internacionalmente com foco na promoção de processos participativos com jovens, a resolução não-violenta de conflitos e eliminação de normas de gênero rígidas e prejudiciais. Ela é sanitarista pela Universidade Johns Hopkins e concluiu seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC / Fiocruz), onde sua pesquisa lidou com a incorporação dos determinantes sociais da saúde em serviços humanizados de atenção básica em comunidades urbanas de alto conflito no Rio de Janeiro.

...MAIS

Rodrigo Laro

Consultor de Pesquisa e Monitoramento

Rodrigo Laro é doutorando em Saúde Coletiva pela Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB) com o tema: Avaliação de Custo-Efetividade de Programa Nacional de Promoção da Saúde de Adolescentes e Jovens Explorados Sexualmente. É mestre em Gestão Social e Trabalho pelo Departamento de Administração da mesma Instituição e especialista em Estatística Aplicada e Marketing Social e Mobilização Social. É Graduado em Comunicação Social.  Possui 16 anos de experiência na realização de pesquisas e avaliações de programas e políticas junto a Organismos de Fomento, Empresas, Governos e Terceiro Setor. Entre os projetos realizados, estão presentes os temas de equidade de gênero, promoção da saúde integral e desenvolvimento humano de  crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade.

...MAIS

Comunicação

Mohara Valle

Consultora de Comunicação e Programas

Mohara Valle presta consultoria de Comunicação para o Promundo em ações de campanha, eventos, comunicação institucional e interna. Desde 2006 atua na área de Comunicação, tendo estagiado em agência de comunicação e marketing e em áreas de comunicação da Petrobras e da Icatu Seguros. Possui experiência com mobilização em movimentos sociais desde 2005, participando de organizações estudantis e, mais tarde, atuando como coordenadora da regional Sudeste II da Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação Social. Mohara é técnica em Publicidade, Propaganda e Marketing pela Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch e graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal Fluminense.

...MAIS