Brasil

Com a criação do Promundo em 1997, em Brasília, DF, Brasil, e implementação de diversos projetos em comunidades do Rio de Janeiro, Brasil, a equipe do Promundo iniciou um legado de atuação no país. A sede da organização é reconhecida internacionalmente por desenvolver pesquisa, metodologias, intervenções comunitárias e ações de incidência política (advocacy) no Brasil, na América Latina e em países de língua portuguesa, que são avaliadas e disseminadas mundialmente.

Com o início do Instituto Promundo, em Brasília, Brasil, em 1997, a equipe do Promundo começou um legado de trabalho no país. A primeira sede da organização é reconhecida internacionalmente por desenvolver pesquisas, metodologias, intervenções na comunidade, e lobby no Brasil e na América Latina – e em países de língua portuguesa em todo o mundo – que são avaliados e divulgados a nível global. 

Liderança

Miguel Fontes

Diretor Executivo

Miguel Fontes tem experiência no desenvolvimento e avaliação de impacto de programas de Desenvolvimento na Primeira Infância (DPI). Liderou o primeiro plano estratégico nacional para DPI no Brasil em 2001, em colaboração com o Ministério da Assistência Social. Ele é o fundador da PROMUNDO, uma das organizações líderes no envolvimento dos homens na paternidade e no cuidado durante a primeira infância em todo o mundo. Ele também tem experiência em Avaliação de Impacto Social (AIS), coleta de dados, desenho de pesquisa e avaliação de projetos e mobilização social, e trabalhou em vários projetos de desenvolvimento de crianças e jovens. O seu campo de especialização é o desenvolvimento de estratégias de sustentabilidade na América Latina e nos Estados Unidos. Ele é graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Brasília, possui mestrado em Relações Internacionais e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Johns Hopkins.

 

...MAIS

Luciano Ramos

Diretor Adjunto

Luciano Ramos é historiador de formação com especialização em políticas públicas para a infância pelo Núcleo de ciência pela infância da Universidade de Harvard. Luciano é especialista em masculinidades, saúde do homem, paternidades e equidade de gênero. Em 2021, Luciano foi eleito embaixador da Campanha “Homens positivamente” da UNESCO. Luciano acumula a coordenação e escrita de materiais metodológicos para Banco Mundial, UNICEF e outras agências internacionais. Ele ainda é autor de livro infantil com o tema de masculinidade, paternidade, empoderamento racial e antirracismo. Luciano é palestrante e facilitador de oficinas nos temas de masculinidades, paternidades, grupos reflexivos com homens e equidade de gênero para empresas, para organizações da sociedade civil e para governos. Nos últimos anos, ele tem desenvolvido cadernos, relatórios e documentos sobre masculinidades e paternidades negras, além de materiais sobre práticas antirracistas na infância. Luciano também apoia outros países latino-americanos, como a Colômbia em intervenções assertivas acerca de masculinidades e antirracismo. Luciano ocupa a posição de diretor adjunto do Instituto Promundo.

...MAIS

Programas

Luiza Tanuri

Consultora Internacional

Luiza Tanuri é graduada em ciências sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e tem mais de uma década de experiência trabalhando com movimentos populares no Brasil e nos Estados Unidos. Como consultora do Promundo, Luiza apóia a coordenação dos trabalhos de campo na cidade do Rio de Janeiro e também desempenha a função de consultora internacional do Promundo International. Luiza trabalhou como organizadora comunitária na maior organização liderada por imigrantes da cidade de Nova York, chamada Make the Road NY, organizando jovens indocumentados e em risco. Luiza tem experiência com advocacy, engajamento cívico e educação popular. As áreas de especialização são os temas de gênero, juventude e imigração.

...MAIS

Pesquisa

Rodrigo Laro

Consultor de Pesquisa e Monitoramento

Rodrigo Laro é doutor em Saúde Coletiva pela Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB) com o tema: Avaliação de Custo-Efetividade de Programa Nacional de Promoção da Saúde de Adolescentes e Jovens Explorados Sexualmente. É mestre em Gestão Social e Trabalho pelo Departamento de Administração da mesma Instituição e especialista em Estatística Aplicada e Marketing Social e Mobilização Social. É Graduado em Comunicação Social.  Possui 16 anos de experiência na realização de pesquisas e avaliações de programas e políticas junto a Organismos de Fomento, Empresas, Governos e Terceiro Setor. Entre os projetos realizados, estão presentes os temas de equidade de gênero, promoção da saúde integral e desenvolvimento humano de  crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade.

...MAIS

Comunicação

Bruna Martins

Consultora de Pesquisa e Comunicação

Bruna Martins é Bacharel em Antropologia pela Universidade de Brasília. Colabora nas Pesquisas e nas ações de intervenção do Instituto Promundo. Tem interesse nas áreas de Antropologia, Museus, Gênero e Educação, com ênfase em cultura material, etnomuseologia, mediação de exposições e metodologias alternativas de educação.

...MAIS