Relatórios
Relatório Anual 2021
Carta do Diretor Executivo e Presidenta do Conselho Deliberativo
No segundo ano da pandemia do covid-19, 2021 foi um ano também marcado por grandes desafios. Com a disseminação de variantes do vírus, a epidemia atingiu números alarmantes de infectados, hospitalizações e mortes no Brasil e no mundo. Os efeitos humanitários, sociais e econômicos foram, mais uma vez, catastróficos. Isso além do oportunismo de alguns segmentos da sociedade para uso da epidemia como desculpa para a degradação do meio ambiente e violência contra populações tradicionais e indígenas.
Neste contexto, o PROMUNDO se dedicou ao fortalecimento das políticas de saúde, assistência social e educação, e direcionou esforços expressivos para fortalecer as culturas ancestrais de cuidado, paternidade e primeira infância de populações tradicionais e indígenas da Amazônia. Isto além de continuar suas ações humanitárias de distribuição de alimentos e materiais de higiene pessoal e prevenção da covid-19 em comunidades de baixa renda de grandes centros urbanos.
Logicamente, nada disso seria possível sem a parceria de tantas outras organizações governamentais, organizações da sociedade civil, o setor empresarial e nossos diversos apoiadores. As redes colaborativas e de advocacy também desempenharam um papel fundamental para a ampliação do impacto de nossas ações, como a Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI), Pacto Nacional pela Primeira Infância (coordenado pelo CNJ), Frente Parlamentar pela Primeira Infância, Rede de Esporte pela Mudança Social, entre outras.
Em 2021, o PROMUNDO atuou diretamente em cinco estados brasileiros (Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Amapá) e no Distrito Federal. Nossos(as) colaboradores não mediram esforços para capacitar mais de 500 gestores e servidores governamentais e beneficiar direta e indiretamente mais de 2.500 famílias, incluindo famílias ribeirinhas e de povos indígenas.
Além disso, após décadas em situação deficitária, a organização conseguiu consolidar seus elevados padrões de gestão e compliance, atingindo todos os seus objetivos organizacionais. financeiros com total independência e autonomia.
Finalmente, o PROMUNDO ampliou ainda mais sua atuação global em colaboração com as Redes de Ação para o Desenvolvimento da Primeira Infância (ECDAN), Rede Africana pela Primeira Infância (AfECN) e a Universidade de San Isidro (USI) da Argentina.
Temos certeza de que todos os esforços serão feitos pelo PROMUNDO para manter e ampliar estas ações e conquistas globais de equidade de gênero e a ressignificação de masculinidades e paternidades.
Baixar ou visualizar abaixo: