Relatórios
Relatório Anual 2010
Promundo
Em 2010, o Promundo deu continuidade às ações iniciadas anteriormente para a promoção da equidade de gênero através de oficinas e capacitações de profissionais de educação e saúde, de campanhas e ações comunitárias, da atuação em redes e do desenvolvimento de pesquisas e publicação de dados sobre o tema.
As oficinas sobre gênero e sexualidade com professores da rede pública influenciaram planos políticos pedagógicos e inspiraram a produção de estratégias para o trabalho em salas de aula.
A saúde do homem no ambiente de trabalho foi o foco de uma colaboração entre o Promundo e as demais organizações que fazem parte da Aliança H (ECOS e Instituto Papai ) com o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).
Outro tema central da organização, a valorização da Paternidade e a promoção de uma paternidade inclusiva e participativa, foi trabalhado pelo projeto “Homens e Paternidade” realizado na comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro.
Tendo em vista a mobilização do sexo masculino para a implementação de uma campanha comunitária para a prevenção da violência contra as mulheres, foi usada como estratégia um campeonato de futebol, realizado na comunidade de Santa Marta, o “Campeonato Laço Branco”.
A área de Pesquisa e Avaliação da instituição realizou diversas pesquisas sobre saúde sexual, saúde reprodutiva e violência de gênero no Brasil e no mundo. Em 2010, foi realizada ainda uma pesquisa sobre exploração sexual comercial de meninos.
Por meio da atuação em redes, o Promundo buscou chamar a atenção da sociedade, de governos e entidades privadas sobre a importância de sua missão e, dessa forma, influenciar a criação e melhoramento de políticas públicas voltadas para a equidade de gênero e seus temas transversais.
Visualize e baixe o relatório em português abaixo: