Relatório Anual 2022

Este é o Relatório Anual de 2022, que faz um resumo das atividades realizadas no ano de 2022.

O Promundo é uma organização não governamental brasileira, fundada em 1997 que busca promover igualdade de gênero e prevenção da violência com foco no envolvimento de homens e mulheres na transformação e ressignificação de masculinidades. Ao longo desses 26 anos de estrada, a instituição foi entendendo que a renovação se faz necessário no âmbito da atuação junto à sociedade civil, entendendo que existem muitas formas de masculinidades e paternidades que são expressões de diferentes dinâmicas culturais e compreensões de afetos e cuidados.

O Promundo trabalha, portanto, com o intuito de tornar essas paternidades e masculinidades mais ativas e participativas dentro de seus contextos e culturas, visando a igualdade de gênero e a erradicação de violências resultantes destas desigualdades. O Promundo atua em seus projetos de maneira a entender profundamente os contextos nos quais está presente, a partir de parâmetros científicos respaldados dentro das ciências sociais e sob o âmbito do terceiro setor.

 

Entendemos que todas e todos nós – mulheres e meninas, homens e meninos, a sociedade como um todo – nos beneficiamos com a igualdade de gênero e com a participação paterna ativa. O Promundo trabalha para promover a igualdade de gênero e construir um mundo livre de violência envolvendo homens e meninos em parceria com mulheres e meninas.

O Promundo desenvolve pesquisas reconhecidas internacionalmente no campo de gênero, masculinidades, diversidade, violência e saúde e realizamos avaliações para mensurar o impacto do nosso trabalho na transformação de atitudes de homens e mulheres. Por meio de intervenções piloto e campanhas, procuramos estimular homens e mulheres a questionarem os estereótipos de gênero, para que possam atuar como agentes de mudança e promover a prevenção de violência em suas comunidades.

Reunimos nossa experiência, formada a partir das avaliações de impacto de nosso trabalho, e promovemos ações em parceria com governos, empresas, organizações da sociedade civil, organizações internacionais e em redes, visando pautar, influenciar e fortalecer políticas públicas.