Este estudo de método misto explora que homens estão mais envolvidos no cuidado, e que fatores na infância na vida adulta influenciam o seu nível de envolvimento. O estudo é um Manuscrito Aceito de Autor de um artigo publicado em Global Public Health: An International Journal for Research, Policy and Practice, 2014, copyright Taylor &…continuar lendo
A agenda de equidade de gênero há muito tempo já discute a carga desigual do trabalho relacionado a cuidados para as mulheres e meninas. Mas este debate é raramente focado em como criar as condições necessárias para homens e meninos realizarem mais tarefas de cuidado e serem parte de um esforço global para valorizar o…continuar lendo
O objetivo desse breve artigo é promover uma reflexão sobre situações de exploração sexual comercial de crianças e adolescentes- ESCCA, muitas vezes invisíveis por conta de normas de gênero que contribuem para a aceitação de um domínio masculino sobre as mulheres, reforçado pelo estimulo a uma diferença de faixa etária entre os gêneros nos relacionamentos,…continuar lendo
Os benefícios do empoderamento econômico das mulheres são bem conhecidos e documentados na literatura de desenvolvimento. Poucos estudos e intervenções, no entanto, têm explorado como os homens reagem ou podem ser envolvidos para reforçar essas intervenções. Este artigo apresenta uma avaliação de um projeto-piloto em Ruanda, em colaboração com o programa Village Savings and Loan…continuar lendo
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Este artigo apresenta uma revisão de dados mundiais sobre a educação de meninos no hemisfério sul global e descobertas recentes sobre a influência da educação de meninos em suas atitudes e comportamentos em termos de igualdade de gênero. O artigo apresenta três exemplos – do Brasil, dos Balcãs e da Índia – em abordagens avaliadas…continuar lendo
Este trabalho propõe um debate sobre os limites e possibilidades da implementação de projetos voltados à promoção da equidade de gênero em escolas, a partir da experiência de adaptação de ferramentas educativas criadas com esse fim – Programas H e M.
Este trabalho teve como objetivo levantar pistas sobre como a dinâmica das relações entre pais e filhas influencia o empoderamento de meninas, visando a criação de uma campanha destinada aos pais sobre dificuldades e possibilidades de sua relação com suas filhas.
Apesar de uma clara ligação entre a violência contra crianças e violência contra as mulheres, as duas questões são raramente consideradas em conjunto. Neste artigo do projeto Early Childhood Matters (Primeira Infância é Importante) da Fundação Bernard van Leer, Gary Barker e Marcos Nascimento discutem os resultados de sua pesquisa recente no Brasil e de…continuar lendo
Este artigo apresenta os resultados de uma intervenção piloto entre 2005 e 2006 para promover a equidade de gênero entre homens jovens de comunidades de baixa renda em Mumbai, na Índia. O projeto envolveu trabalho de sensibilização sobre gênero, sexualidade e masculinidades, e atividades educativas com 126 jovens, com idades entre 18 e 29, ao…continuar lendo
Este artigo apresenta resultados da Escala GEM (Atitudes Equitativas para Homens, em português) e lições do Programa H na América Latina. Conclui-se que, dado o curto espaço de tempo de muitas intervenções com homens jovens, muitas vezes não é realista esperar mudanças no comportamento, e difícil de medi-las. A Escala GEM proporciona, assim, um instrumento…continuar lendo