Guia Educação e Esporte para a Igualdade

Este guia é fruto de um trabalho desenvolvido pelo Instituto Promundo, desde de 2013, em que
aplicamos uma metodologia que tem o esporte como ferramenta estratégica para alcançar crianças, adolescentes, jovens e adultos. Com isso as envolver em ações para promoção da igualdade de gênero, promoção da saúde e prevenção de violências.
Desse modo os elementos esportivos são incorporados no processo de reflexão. As aprendizagens tomam formas lúdicas e as atividades em quadra são utilizadas para ampliar os conhecimentos e propagar atitudes equitativas entre meninas e meninos, em uma cultura de não violência.
Ao longo destes anos temos fortalecido ações em comunidades no Rio de Janeiro, além de capacitações  de profissionais em outras regiões.
Assim, para a execução das ações, contamos com a colaboração de muitas organizações e destacamos o apoio contínuo de: Kindernothilfe (KNH) e Comic Relief, apoio pontual da Embaixada da Austrália para formação de profissionais e outras parcerias que marcam a vida de dois Projetos: Praticando Esporte, Vencendo na Vida e Jovens pelo Fim da Violência, como Rede de Esporte pela Mudança Social (REMS) e Alegria Ahoi.