Relatório Anual 2023

Carta do Diretor Executivo e Presidenta do Conselho Deliberativo

Depois de 35 anos da promulgação da Constituição Brasileira, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu em 2023 a omissão legislativa sobre a regulamentação do direito à licença paternidade.

Neste sentido, os esforços da sociedade civil organizada foram fundamentais para este feito. O Promundo teve um papel importante neste movimento, participando do Grupo de Trabalho do Congresso Nacional para a elaboração de uma proposta normativa, estruturando a Coalização Licença-Paternidade e lançando o livro “Dá Licença: Sou Pai” do seu vice-presidente, Odilon Schwerz Burtet.

Em 2023, o Promundo se orgulha também de ter assinado um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o Ministério da Saúde para capacitar 15.000 profissionais da Coordenação de Saúde do Homem de todo o país com o principal objetivo de fortalecimento do Programa Pré-Natal do Parceiro. Somente nos primeiros meses do Acordo, centenas de profissionais já foram capacitados.

Além disso, materiais de capacitação estão sendo elaborados para educação à distância, incluindo o curso já existente na plataforma AVASUS, e atualizados, como no caso do nosso Programa H. Todo este processo está sendo feito de forma colaborativa com participação efetiva de uma grande rede de especialistas nos temas de masculinidades e paternidades,
incluindo populações negras, especiais e tradicionais.

Sendo assim, é com imensa alegria que o Promundo e sua equipe desempenhou em 2023 um papel de protagonista na participação masculina no desenvolvimento da primeira infância, na saúde do homem, na erradicação da violência baseada em gênero e do racismo no Brasil e no mundo.

Os desafios continuarão nos próximos anos. Há muito o que fazer! Mas, com o apoio que viemos recebendo de nossos parceiros(as), associados(as), colaboradores(as), redes de apoio, mídia e as próprias instâncias governamentais, sentimo-nos com forças redobradas para alcançar uma verdadeira igualdade de gênero e ressignificar nossos valores humanos.

Miguel Fontes, PhD

Diretor Executivo

 

Angelita Herrmann

Presidenta do Conselho Executivo do Promundo