Caderno INOVAÇÃO EDUCACIONAL E INCLUSÃO SOCIAL

SUPERANDO BARREIRAS PARA GARANTIR A PERMANÊNCIA NAS ESCOLAS DO AMAPÁ

 

PREFÁCIO

Ser Governador de um Estado significa poder realizar alguns sonhos que estão em nossos corações. Um dos sonhos que sempre alimentei, como cidadão, foi a presença de todos e todas dentro da escola, aprendendo e se formando, merendando e desenhando. Enfim, realizando naquelas aulas, atividades que motivassem uma criança, um jovem e um adulto a intervir em seu mundo.
Sim, a palavra intervir é muito importante hoje, pois sabemos que há mais envolvimento quando nos sentimos chamados a mostrar nosso potencial. Eu tenho visitado muitos lugares do Amapá inteiro e conhecido alunos e alunas de diferentes escolas, em diferentes locais. Chama-me a atenção a enorme diferença dos fatores históricos, culturais, socioeconômicos e geográficos que nossas escolas retratam através das pessoas que lá atuam.
Em meio a tanta diversidade, sempre me pergunto: como garantir a presença efetiva de todos e todas? É sempre mais fácil desistir. Tenho medo dessa palavra. Então percebo que maior que o medo, é a coragem. É preciso coragem para lutar contra as adversidades que nos cercam e, muitas vezes, nos levam a não querer mais continuar. Então, hoje, eu faço um convite a você: vamos fazer da escola o principal espaço de proteção e desenvolvimento dos potenciais de nossos estudantes? Vamos verbalizar coragem e enfretamento dos nossos medos? Afinal, isso significa ajudar cada estudante a sonhar mais e a conquistar mais, pois a escola do século XXI pode ser assim, o espaço da permanência e do respeito, formando toda uma sociedade mais acolhedora. Assim eu sonho para as nossas escolas do Amapá, como pai, cidadão, educador e Governador.

CLÉCIO LUÍS VILHENA VIEIRA
Governador do Estado do Amapá

 

APRESENTAÇÃO

Pensar a escola como um espaço é fundamental para que possamos formular políticas públicas de qualidade. Mas, então, que espaço é a escola? A escola em primeiro lugar é um espaço de aprendizagem, e reconhecer esse papel desta Instituição tão marcante em nossas vidas é fundamental, pois sabemos que lá é um lugar para desenvolver nossos potenciais. Afinal, é na escola que se formam pessoas que vão
exercer as mais diversas profissões e ajudar o mundo a ser melhor. Mas a escola enquanto espaço físico é apenas uma visão que temos dela, já que antes de ser constituída por parede, tijolo, salas, ela é formada por PESSOAS. Cada um de nós fazemos a escola enquanto espaço. E esse espaço precisa ser de acolhimento e respeito. Portanto, este Caderno pretende nos ajudar a tornar presente, dentro do espaço escolar,
o sentimento de pertencimento que está diretamente ligado à percepção de que a escola é um ambiente protetivo, inclusivo e acolhedor de todos. Cada olhar, cada gesto, cada palavra faz da escola um espaço de pluralidade. Então vamos fazer a nossa parte, para que a evasão e o abandono sejam problemas fora da escola do século XXI. Vamos ajudar a construir neste espaço físico — a escola — o lugar de todos nós,
juntos e diferentes, misturados e felizes. Cada estudante é uma pessoa importante. E cada um precisa começar e terminar essa linda jornada de aprendizado que é a educação básica!

SANDRA MARIA MARTINS CARDOSO CASIMIRO
Secretária de Estado da Educação

 

Oficina de cocriação
Este material foi elaborado a partir de escutas com os seguintes profissionais em oficina de cocriação: Aldeni Melo de Oliveira, Clebson de Amorim Silveira, Dinamarta Vilhena Gonçalves, Edna Raimunda Moreira de Moraes Rodrigues, Fábio Lúcio da Silva Barreiros, Gutembergue Rodrigues Carvalho, Jair Nascimento Borges, Jamile Ruth Silva de Sena Barreto do Carmo, Julio César das Neves Amaral, Liane Lima Monteiro Saarbach, Márcia Cristiane da Silva Galindo, Marco Antônio Pinheiro da Silva, Maria Daurimar Gomes Moraes, Marlúcia Marques Fernandes, Marta Rosangela Costa dos Santos, Mariane dos Santos Sá, Nelma Simone Santana Rosa e Norma Dias dos Santos Barros.

Coordenação editorial
Bruna Martins, Clarisse Costa Republicano, Luciano Ramos, Luiza Tanuri e Priscila Pereira.

Produção de conteúdo
Bruna Martins, Clarisse Costa Republicano, Clebson de Amorim Silveira, Elda Maria Leal Vieira, Fábio Lucio da Silva Barreiros, Judenilson Teixeira Amador, Luciano Ramos, Luiza Tanuri, Márcia Cristiane da Silva Galindo, Maria Daurimar Gomes Moraes, Mariane dos Santos Sá, Marlúcia Marques Fernandes, Priscila Pereira e Suzanne Monteiro de Oliveira.

Revisão de conteúdo
Bruna Martins, Clarisse Costa Republicano, Luciano Ramos, Luiza Tanuri e Priscila Pereira.

Revisão de texto e copidesque
Sabrina Dias

Projeto gráfico e Ilustrações
REC Design