Recursos

Tipo

Descrição

Área

Região

Visualização

Relatório Anual 2020

Instituto Promundo

Carta do Diretor Executivo 2020 vai ficar marcado na história do mundo como um ano totalmente atípico. Uma pandemia de proporções globais assolou todos os países e modificou de forma definitiva a forma de comunicação das organizações e dos indivíduos. Enquanto escrevo este texto, a pandemia do COVID-19 já matou mais de 4.1 milhões de…
continuar lendo

Primeiro Relatório Sobre as Paternidades Negras no Brasil

Luciano Ramos, Daniel Costa Lima, Elvia Cristina, Humberto Baltar, Ismael dos Anjos, Tamis Nogueira, Viviana Santiago

Sobre este relatório Daniel Costa Lima e Luciano Ramos Como escreve a colombiana Mara Viveros Vigoya, é preciso “minar a ideia de uma masculinidade abstrata, universal e desencarnada” (2018, p. 24), e uma das formas de fazer isso é chamando atenção para o fato de que “os homens colonizados nunca foram os que definiram a…
continuar lendo

Violências Baseadas em Gênero na Assistência Social

Promundo, Aline Nalon, Everton Rangel, Liz Cosmelli, Luciana Araújo, Luciano Ramos, Priscila Pereira, Stallone Abrantes, Tábata Pedrosa, Tássia Áquila

A Cartilha de Violências Baseadas em Gênero para profissionais da Assistência Social faz parte do material produzido para apoiar o fortalecimento institucional sobre VBG nas atividades do Projeto Salvador: Prevenindo a Violência de Gênero por meio do Sistema de Assistência Social, do Banco Mundial. O Banco Mundial almeja de forma inovadora aprimorar a eficácia de…
continuar lendo

Relatório Final do Projeto Uma Ilha de Paternidades

Luciano Ramos, Camila Rebouças, Promundo

Em parceria com a ANDI – Comunicação e Direitos e Petrobras. Desde o início das ações do Projeto Uma Ilha de Paternidades, o projeto funciona na perspectiva de atendimentos, por meio de grupos sobre Paternidade e Cuidado para a proteção da Primeira Infância. Assim, o Projeto busca realizar atividades com homens-pais para o exercício da…
continuar lendo

Política de Proteção às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade

Promundo

São dois os principais documentos que regem esta Política de Proteção às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. Em primeiro lugar, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e, em segundo lugar, dentro da legislação brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) e, no âmbito internacional, a Convenção Internacional sobre os Direitos…
continuar lendo

Estrada de Direitos – Guia de Trabalho para Implementar ações voltadas para a redução das vulnerabilidades de crianças e adolescentes nas cidades de Aguiarnopólis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia.

O Plano de trabalho para implementar ações voltadas para a redução das vulnerabilidades de criança e adolescentes, em escolas contempladas pelo Programa Estrada do Conhecimento (PEC), nas cidades de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia, tem como referência ações relacionadas à temática de violência baseada na diversidade de indivíduos e…
continuar lendo

Relatório Socioeconômico: Projeto Jovens Pelo Fim da Violência – Praticando Esportes Vencendo na Vida

Luciano Ramos, Tassia Áquila, Camila Rebouças Fernandes, Viviane Cristina

Dedicamos esse material à Gisele Rodrigues Alves, mãe de 04 crianças e adolescentes participantes do Projeto Jovens Pelo Fim da Violência no Morro do Guararapes – Rio de Janeiro, que faleceu no último dia 22/08/2021. Gisele e outras famílias em extrema situação de vulnerabilidade foram partes dos motivos da elaboração desse relatório. Os cuidados de…
continuar lendo

Licença Paternidade Estendida – fortalecendo o investimento em políticas mais equitativas entre homens e mulheres, nas empresas brasileiras

Promundo

Nós, do Promundo, nos preocupamos — desde sempre — com a importância da participação paterna na vida de filhos e filhas. Na busca por um mundo mais igualitário e pelo fim de uma sociedade guiada pelo machismo, tentamos contribuir para a formação de gerações de figuras paternas mais preocupadas e conscientes de seus papéis dentro…
continuar lendo

CARTILHA FORTALECER AS PATERNIDADES RESPONSÁVEIS E PARTICIPATIVAS A partir do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) / Programa Criança Feliz (PCF).

Promundo, Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS) do Estado de Pernambuco, Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas (SDSDHJPD), Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS) da Prefeitura da Cidade do Recife, Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC)

A proteção e promoção do desenvolvimento integral das crianças e aos adolescentes, inclusive, nos seis (06) primeiros anos de vida, é parte de uma construção histórica e social no plano internacional, que no Brasil tem ocupado importante e necessária agenda social, política e jurídica com repercussões que exigem uma atuação sistêmica e integrada nas três…
continuar lendo

Programa P – Manual para o exercício da paternidade e do cuidado.

Promundo

A questão da paternidade foi abordada pelo Promundo desde a sua fundação, já que sua missão é promover a igualdade de gênero e reduzir a violência contra mulheres, meninos e meninas. O caminho escolhido para promover a mudança social tem sido o envolvimento de homens e meninos e, nesse sentido, trabalhar para prevenir e reduzir…
continuar lendo

Anterior

Receba Nossa Newsletter

Falar com a ProMundo
Deseja falar conosco?
Deseja falar conosco?