Recursos

Tipo

Descrição

Área

Região

Visualização

Política de Proteção às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade

Promundo

São dois os principais documentos que regem esta Política de Proteção às Pessoas em Situação de Vulnerabilidade. Em primeiro lugar, a Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) e, em segundo lugar, dentro da legislação brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990) e, no âmbito internacional, a Convenção Internacional sobre os Direitos…
continuar lendo

Estrada de Direitos – Guia de Trabalho para Implementar ações voltadas para a redução das vulnerabilidades de crianças e adolescentes nas cidades de Aguiarnopólis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia.

O Plano de trabalho para implementar ações voltadas para a redução das vulnerabilidades de criança e adolescentes, em escolas contempladas pelo Programa Estrada do Conhecimento (PEC), nas cidades de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia, tem como referência ações relacionadas à temática de violência baseada na diversidade de indivíduos e…
continuar lendo

Relatório Socioeconômico: Projeto Jovens Pelo Fim da Violência – Praticando Esportes Vencendo na Vida

Luciano Ramos, Tassia Áquila, Camila Rebouças Fernandes, Viviane Cristina

Dedicamos esse material à Gisele Rodrigues Alves, mãe de 04 crianças e adolescentes participantes do Projeto Jovens Pelo Fim da Violência no Morro do Guararapes – Rio de Janeiro, que faleceu no último dia 22/08/2021. Gisele e outras famílias em extrema situação de vulnerabilidade foram partes dos motivos da elaboração desse relatório. Os cuidados de…
continuar lendo

Licença Paternidade Estendida – fortalecendo o investimento em políticas mais equitativas entre homens e mulheres, nas empresas brasileiras

Promundo

Nós, do Promundo, nos preocupamos — desde sempre — com a importância da participação paterna na vida de filhos e filhas. Na busca por um mundo mais igualitário e pelo fim de uma sociedade guiada pelo machismo, tentamos contribuir para a formação de gerações de figuras paternas mais preocupadas e conscientes de seus papéis dentro…
continuar lendo

CARTILHA FORTALECER AS PATERNIDADES RESPONSÁVEIS E PARTICIPATIVAS A partir do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) / Programa Criança Feliz (PCF).

Promundo, Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Secretaria Executiva de Assistência Social (SEASS) do Estado de Pernambuco, Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Política sobre Drogas (SDSDHJPD), Secretaria Executiva de Assistência Social (SEAS) da Prefeitura da Cidade do Recife, Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC)

A proteção e promoção do desenvolvimento integral das crianças e aos adolescentes, inclusive, nos seis (06) primeiros anos de vida, é parte de uma construção histórica e social no plano internacional, que no Brasil tem ocupado importante e necessária agenda social, política e jurídica com repercussões que exigem uma atuação sistêmica e integrada nas três…
continuar lendo

Programa P – Manual para o exercício da paternidade e do cuidado.

Promundo

A questão da paternidade foi abordada pelo Promundo desde a sua fundação, já que sua missão é promover a igualdade de gênero e reduzir a violência contra mulheres, meninos e meninas. O caminho escolhido para promover a mudança social tem sido o envolvimento de homens e meninos e, nesse sentido, trabalhar para prevenir e reduzir…
continuar lendo

Manual Programa P Online

Promundo

Em março de 2020 o Brasil foi acometido pela Pandemia do Corona Vírus. Desde o final de 2019 outros países estavam sendo afetados pela COVID 19, com números bem assustadores de vítimas, incluindo pessoas que chegaram à óbitos. Por mais que houvesse empatia e solidariedade de nossa parte em relação aos que passavam por este…
continuar lendo

Caderno Projetando Futuros

Luciano Ramos, Luiza Tanuri, Priscila Pereira, Promundo

“Eu planejo meu futuro agora. Eu não vou apenas esperar pelo amanhã. Agora é agora ”, (Estudante do CE Maria de Nazareth e participante do projeto)    No Brasil, 11 milhões de jovens, quase um quarto da população entre 15 e 29 anos, não estudam nem trabalham. Esse fenômeno de jovens fora do mercado de…
continuar lendo

Programa J

Promundo

O Programa J (J de Jovem em português) foi desenvolvido no âmbito do Projeto Jovens pelo Fim da Violência. Este projeto piloto encerrou seu ciclo de 3 anos em dezembro de 2017 e foi financiado pelo Fundo Fiduciário das Nações Unidas de Apoio às Ações para Eliminação da Violência contra as Mulheres, (UNTF). O projeto…
continuar lendo

Relatório Quadrienal 2016 a 2019

Miguel Fontes, Luciano Ramos, Rodrigo Laro, Bruna de Oliveira, Promundo

CARTA DO PRESIDENTE DO CONSELHO (2018-2019), DIRETOR EXECUTIVO (2019) E SÓCIO-FUNDADOR (1997) No último quadriênio, o PROMUNDO passou por seu maior desafio desde sua fundação em 1997. Com um crescente aumento do déficit acumulado ao longo de sua história, o Instituto precisou se reinventar. Fico muito feliz de ter tido a oportunidade de liderar este…
continuar lendo

Anterior

Receba Nossa Newsletter

Falar com a ProMundo
Deseja falar conosco?
Deseja falar conosco?