Promundo lança pesquisa e programa no Afeganistão

afeganistao

Gênero no Afeganistão é um tema para muito debate, especialmente em seu contexto de conflito e instabilidade política. O Afeganistão é atualmente um dos países mais desiguais do mundo em termos de direitos e oportunidades garantidos às mulheres em comparação aos garantidos aos homens, de acordo com o Índice de Desigualdade de Gênero do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Em 2008, um relatório da Global Rights sobre violência doméstica no Afeganistão revelou que mais de 87,2% das mulheres entrevistadas vivenciou pelo menos uma forma de violência física, sexual ou psicológica ou casamento forçado e 62% delas vivenciou várias formas de violência. Poucas pesquisas, no entanto, analisaram como as normas relacionadas à masculinidade afetam e perpetuam a violência, como o conflito afeta as identidades dos homens e o que isso implica em termos de construção sustentável de paz e equidade de gênero.

De 31 de Maio a 2 de Junho, o Promundo realizou o segundo de três treinamentos no Afeganistão para o projeto Men & Women, Peace & Security, em parceria com Sound, Humanitarian, Participatory, and Organizational Uplift (SHPOUL) e United States Institute of Peace (USIP). Ao longo dos três dias, 30 homens participaram das atividades de formação em Cabul, que abordaram temas como poder, masculinidade, violência e gênero. Um dos participantes nos treinamentos declarou:

“Um dos principais fatores que mantem a sociedade subdesenvolvida é a desigualdade de gênero, então minha expectativa é de que a formação possa ajudar-nos a reduzir a distância entre homens e mulheres e a mudar os comportamentos negativos relacionados à masculinidade.”

Os treinamentos são parte de um projeto de adaptação do Programa H, uma metodologia que tem sido utilizada em mais de 20 países para envolver homens jovens em torno de temas como saúde e direitos sexuais e reprodutivos, prevenção de violência e paternidade e cuidado. Internacionalmente, as avaliações do Programa H têm demonstrado que sequências de várias sessões de educação em grupo com homens jovens, em que se questionam normas rígidas e violentas de gênero, podem levar a mudanças duradouras de atitudes e comportamentos. A adaptação específica do Programa H no Afeganistão vai ser desenvolvida a partir dessas lições aprendidas e melhores práticas, bem como do programa Living Peace, que auxilia os participantes na recuperação de suas experiências traumáticas, restabelecendo relações sociais e entre casais e fortalecendo estratégias de recuperação não violentas e positivas.

Em parceria com organizações locais, o Promundo vai continuar utilizando a metodologia finalizada para treinar jovens em várias regiões do Afeganistão como homens embaixadores da paz. Depois de receber a formação, esses jovens atuarão como modelos de masculinidades positivas em suas comunidades, envolvendo outros homens e meninos na construção da paz e prevenção de conflitos.

Além do projeto Men & Women, Peace & Security, o Promundo realizará também, uma iniciativa de pesquisa mais abrangente no Afeganistão – a Pesquisa Internacional Homens e Equidade de Gênero – IMAGES – reunindo novas nuances de compreensão em torno de masculinidades e gênero neste contexto. Esses dados da pesquisa IMAGES irão servir como base de discussões regionais e nacionais sobre gênero, conflito e masculinidades. Os dados da pesquisa também poderão servir como base para criação de políticas e programas para promover a equidade de gênero, estimular o respeito pelas minorias sexuais e prevenir violência baseada em gênero, envolvendo homens e meninos como aliados.

O trabalho da Promundo e seus parceiros no Afeganistão baseia-se em pesquisa já concluída e está alinhada à Estratégia Nacional e Plano de Ação para a Equidade de Gênero, recentemente lançada pelo Ministério de Assuntos das Mulheres do Afeganistão, com o apoio da ONU Mulheres.

A adaptação e implementação da pesquisa IMAGES e do Programa H no Afeganistão têm como objetivo produzir informações críticas e ação em torno de masculinidades, não violência, relações de gênero, e construção da paz no contexto do conflito em curso.

Saiba mais sobre a pesquisa IMAGES aqui e o Programa H aqui.

voltar ao índice