PIA – Primeira Infância Antirracista

PIA – Primeira Infância Antirracista

Práticas para o desenvolvimento infantil pleno de crianças negras e indígenas

A estratégia PIA – Primeira Infância Antirracista tem como objetivo chamar a atenção de profissionais brasileiros da educação, assistência social e saúde sobre os impactos do racismo no desenvolvimento infantil, além de garantir, de fato, um atendimento qualificado e humanizado, que leve em consideração as especificidades étnico-raciais das crianças e suas famílias, apoiando mães, pais ou cuidadores a exercer uma parentalidade positiva e estruturante das bases do desenvolvimento infantil.

Para garantir o pleno desenvolvimento de crianças em suas potencialidades, o racismo estrutural e institucional precisa ser enfrentado por toda a sociedade em um pacto coletivo: saúde, educação, assistência social, famílias e a sociedade como um todo, reconhecendo o problema e implementando práticas antirracistas.

Antirracismo é o conjunto de ações que têm como objetivo enfrentar o racismo presente em todas as estruturas de nossa sociedade. Essa luta não diz respeito, exclusivamente, ao povo negro ou indígena, mas interessa, cada vez mais, à sociedade como um todo.

Imagem mostra um gráfico sobre o impacto do racismo na primeira infância
Ilustração de Breno Loeser para a estratégia PIA
Inspirado no quadro “Como o racismo impacta no desenvolvimento infantil?”, presente no Caderno “Racismo, Educação Infantil e Desenvolvimento na Primeira Infância”, do Núcleo Ciência pela Infância (NCPI).

 

Uma iniciativa do UNICEF Brasil em parceria com o Instituto Promundo, a estratégia PIA – Primeira Infância Antirracista consiste numa campanha de comunicação que oferece materiais informativos e indutores de práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas de até 6 anos, além de suas famílias. São quatro cadernos setoriais, uma cartilha parental de bolso, uma websérie sobre parentalidade antirracista com influenciadores e especialistas, cards e vídeos para as redes sociais, além de oficinas presenciais de sensibilização e mobilização nos territórios da #AgendaCidadeUNICEF.

Cadernos setoriais

Estes materiais foram elaborados a partir de escutas com especialistas em primeira infância durante oficinas de cocriação realizadas em outubro de 2022. Esses encontros trouxeram reflexões importantes sobre abordagens e prioridades dentro dos temas propostos.

Webserie

Para pensar a criação dessa websérie, foram convidados especialistas, influenciadores e representantes de organizações que atuam na pauta da primeira infância e na garantia dos direitos das populações negras e indígenas. Em oficinas de cocriação realizadas em outubro de 2022, esses especialistas foram divididos em blocos temáticos para sugerir conteúdos, com espaço dedicado à escuta das múltiplas visões. Dessa maneira, os encontros trouxeram reflexões e insumos importantes que fizeram parte do roteiro dessa websérie sobre parentalidade antirracista. Participaram: Adriana Arcebispo, Aline Barbosa, Andreia Lisboa, Cíntia Aleixo, Deh Bastos, Elvia Cristina, Everton Rangel, Hannah de Vasconcelos, Helena Oliveira, Humberto Baltar, Josimar Silveira, Luana Tolentino, Luciano Ramos, Maíra Souza, Marlucy Queiros, Paola Babos e Priscila Pereira.