top of page
Buscar
Foto do escritorPormundo

Promundo é parceiro do V Festival CineMundo que homenageou mães de Acari

O Cinema Nosso, com patrocínio da Petrobras e parceria do SEBRAE e PROMUNDO, realizou o I Seminário Internacional: Formação, Público e Mercado Audiovisual e o V Festival CineMundo. O evento discutiu o atual cenário da formação e do mercado audiovisual.

Durante o Festival CineMundo foi realizado a primeira Mostra Rumos com o objetivo de divulgar o trabalho de cineastas nacionais e internacionais. O filme Luto como Mãe abriu o Festival, que aconteceu na última quarta-feira 05 de dezembro de 2012, prestando uma homenagem a todos os que participaram deste documentário, principalmente as mães e seus familiares que estavam presente na sessão.


A sessão foi apresentada pela pesquisadora e diretora executiva do Promundo Tatiana Moura e pelo diretor Luis Nascimento que ressaltaram a importância desse movimento que ganhou apoio e mais destaque com o documentário que retratou essa dura realidade.


Mais de 70 pessoas acompanharam a exibição do filme entre eles alunos, educadores, convidados e homenageados. A emoção esteve sempre presente, principalmente no momento da entrega das placas de homenagem às mães de Acari que foram recebidas pelos filhos da Marilene Lima (faleceu no dia 15 de outubro de 2012) e pela filha da Vera Lucia Flores(10 de agosto de 2008).

“Luto como Mãe” é um filme que fala da violência urbana através do olhar das mulheres e mostra a cidade do Rio de Janeiro como palco de execuções sumárias e arbitrárias cometidas por agentes do Estado. Cada morte arrasta consigo a dor de quem fica, afetando todo o seu círculo social, especialmente a família e amigos. O documentário centra-se nas histórias destes sobreviventes, majoritariamente mulheres, e no seu rito de passagem do luto à luta por justiça e contra a invisibilidade.


Dirigido por Luís Carlos Nascimento e produzida pelo Cinema Nosso, Jabuti Filmes e TVZero, em parceria com o Observatório sobre Género e Violência Armada (OGiVA/CES, Universidade de Coimbra) e o Centro de Estudos sobre Segurança e Cidadania (CESeC, Universidade Cândido Mendes, Brasil).

Fonte: Cinema Nosso

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page