top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Promundo testou metodologia para apoiar profissionais que atuam em programas de transferência de renda




Nos dias 22 e 23 de março, o Promundo realizou a testagem do Caderno de Ferramentas do projeto “Envolvendo Homens e Mulheres na Promoção da Equidade de Gênero em Programas de Transferência Condicionada de Renda”, junto à equipe de 30 profissionais da Secretaria de Assistência Social do Município de Itataré, São Paulo. O caderno de ferramentas é um material que será disponibilizado para profissionais que atuam com beneficiários dos programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, de forma a envolvê-los, mulheres e seus parceiros, no questionamento de normas de gênero e no empoderamento econômico feminino.


A oficina teve como objetivo formar para o uso de metodologias transformativas de gênero a equipe da área de assistência social, sobretudo, os profissionais engajados em programas de transferência condicionada de renda, além de experimentar a aplicação dos exercícios de grupo presentes no caderno de ferramentas.


Antes de participarem dessa testagem, profissionais dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município de Itararé realizaram, com o apoio técnico do Promundo, atividades educativas presentes no Manual M com 236 homens e mulheres beneficiários do Bolsa Família e do Renda Cidadã, programa de transferência de renda do Estado de São Paulo.


A avaliação do caderno de ferramentas foi feita a partir da aplicação dos próprios exercícios do caderno com o grupo de profissionais da Secretaria de Assistência Social de Itararé. “Por meio de um trabalho de pesquisa-intervenção, o grupo vivenciava as atividades e, ao fim, debatia possíveis usos, desafios e possibilidades da aplicação dessas atividades com os beneficiários do Programa Bolsa Família”, informou Vanessa Fonseca, coordenadora de programas do Promundo. O último momento da oficina foi dedicado a reflexões sobre formato e usos do caderno de ferramentas.


O Projeto


O projeto “Envolvendo Homens e Mulheres na Promoção da Equidade de Gênero em Programas de Transferência Condicionada de Renda”, tem o financiamento da ONU Mulheres e é desenvolvido pelo Promundo desde 2013. Tem como objetivo contribuir para o fortalecimento da autonomia e empoderamento econômico de mulheres beneficiárias de programas de transferência de renda, por meio da discussão de temas como prevenção de violência, autonomia nas tomadas de decisão por mulheres dentro e fora da esfera familiar, maternidade, paternidade, divisão de tarefas domésticas, direitos trabalhistas para mulheres e outras questões de gênero relacionadas ao Programa Bolsa Família.


Os dois primeiros anos do projeto foram destinados a intervenções e pesquisas junto a beneficiários de áreas urbanas e rurais do Rio de Janeiro e Recife. Os anos 2015 e 2016 foram destinados à escrita e testagem de metodologias transformativas de gênero, como o caderno de ferramentas e uma cartilha, que apoiarão o trabalho dos profissionais que atuam junto aos beneficiários dos programas de transferência de renda.

0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page