top of page
Buscar
Foto do escritorPormundo

Promundo realizará pesquisa sobre sensação de segurança de crianças em quatro comunidades no Rio de Janeiro

Atualizado: 16 de mai.

O Promundo iniciou em janeiro o processo de seleção de profissionais e articulação comunitária para a realização de uma pesquisa qualitativa que faz parte do projeto “Engajando pais para a redução da violência contra crianças e promoção da sensação de segurança de crianças em comunidades de baixa renda”, que acontecerá ao longo de 2013.


A pesquisa será realizada com crianças entre 4 e 6 anos de quatro comunidades do Rio de Janeiro: Cidade de Deus, Vidigal, Morro dos Prazeres e Vila Joaniza. As três primeiras comunidades já passaram ou estão em processo de implantação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Além das crianças, adultos – pais, mães, moradores e policiais – das comunidades também serão ouvidos a respeito da percepção que têm sobre segurança / insegurança de crianças nestes espaços.


Será desenvolvida uma metodologia que se utiliza de atividades lúdicas para observar e escutar as diferentes formas expressivas das crianças sobre sensação de segurança. As mensagens coletadas durante as atividades também serão utilizadas em materiais de campanhas comunitárias sobre paternidade e cuidado, que serão desenvolvidas posteriormente.


A pesquisa é uma das dimensões de um projeto mais amplo, financiado pela Fundação Bernard van Leer, que tem o objetivo de engajar pais na redução da violência contra crianças e contribuir para o desenho de políticas na área de segurança pública que incluam as perspectivas e demandas da primeira infância. Entre as ações previstas no projeto estão campanhas de incentivo a paternidade e cuidado, como a campanha “Você é meu pai!”, sensibilização de policiais sobre procedimentos profissionais que levem em conta a necessidade de crianças e ações de advocacy para influenciar políticas públicas sobre o tema, incluindo a ampliação da licença paternidade.

1 visualização0 comentário

コメント


bottom of page