No mês da Rio+20, o Promundo embarcou no tema da sustentabilidade e desenvolveu um torneio de futebol que mesclou oficinas de sensibilização de gênero e conscientização ambiental. O projeto “Compartilhando Energia” realizado em parceria com a instituição norte-americana Uncharted Play, idealizadora da Socket, uma bola de futebol que também funciona como um gerador de energia sustentável, reuniu cerca de 80 meninos e meninas, entre 13 e 18 anos, moradores do Morro dos Prazeres, nos dias 16, 17 e 23 de junho.
“Compartilhando Energia” teve o objetivo de promover uma discussão com os jovens sobre normas sociais que naturalizam atitudes que podem ser prejudiciais para homens, mulheres, crianças e também para o meio ambiente. Utilizando a Socket como instrumento de dinamização, as oficinas trataram de temas como padrões de gênero, violência, relações de poder e sustentabilidade. Após as manhãs de conversas e debates, os jovens divididos em quatro times de meninos e meninas, disputaram o torneio de futebol. No último dia, foram formados times de futebol mistos compostos por meninos e meninas, que brincaram juntos e interagiram respeitando as diferenças e habilidades de cada um.
A Uncharted Play é uma instituição que visa criar produtos divertidos e serviços que permitam as pessoas repensarem a função do jogo, como uma ferramenta para tratar de questões essenciais para a sociedade. A Socket foi desenvolvida para gerar 3 horas de energia após apenas 30 minutos de uso.
Comments