Por meio de um patrocínio da Petrobras, o Promundo irá realizar, a partir de março, oficinas de sensibilização sobre Gênero, Sexualidade e Saúde em 13 estados brasileiros. A proposta das oficinas é possibilitar que atores-chave de comunidades de 36 municípios promovam o questionamento de normas de gênero que interferem na saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens. As oficinas irão envolver mais de duas mil pessoas, entre professores (as) e outros profissionais de educação, agentes de saúde, lideranças comunitárias e adolescentes.
Além de conhecerem ferramentas e atividades para o trabalho sobre temas como gênero, sexualidade e violência, os (as) participantes das oficinas irão elaborar planos de ação para serem desenvolvidos posteriormente a fim de contribuir para a promoção da equidade de gênero e da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens de suas comunidades.
As experiências mais bem sucedidas, avaliadas pela equipe do Promundo, serão registradas ao final do projeto em um caderno de boas práticas, que será distribuído para todos (as) os (as) participantes e organizações parceiras, a fim de facilitar a troca de experiências sobre projetos de promoção da equidade de gênero entre jovens e inspirar outras ações.
Comentarios