top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Promundo realiza oficinas para a eqüidade de gênero em 11 estados brasileiros

Em 2011, o Promundo deu inicio ao projeto Sensibilização sobre Gênero, Sexualidade e Saúde, com o patrocínio da Petrobras. O projeto, que vai atingir 11 estados brasileiros, visa oferecer oficinas para a promoção da equidade de gênero e da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes, jovens, mulheres e homens. Cerca de 2000 pessoas serão beneficiadas com as oficinas até o final do ano. Entre o público alvo estão adolescentes, jovens, lideranças comunitárias, agentes de saúde, profissionais de educação, e integrantes de organizações não-governamentais de cerca de 30 cidades brasileiras onde a Petrobras atua.

A proposta é unir representantes de diferentes áreas a fim de estabelecer ações integradas entre setores de saúde, educação, comunidade e políticas públicas e das redes municipais de proteção dos direitos da criança e do adolescente e, ainda, discutir sobre as normas que influenciam as relações entre homens e mulheres e interferem na saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens. Entre os temas abordados nas atividades lúdicas e debates estão: gênero, sexualidade, saúde sexual e saúde reprodutiva e violência.


Suzano - São Paulo

Também são abordadas formas de garantir a proteção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens e as diferenças de poder relacionadas à faixa etária, com a elaboração de planos de ação para a promoção da equidade de gênero e da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens.


Uma participante de Santa Luzia do Itanhi, Sergipe, afirma que a oficina a ajudou a se enxergar de outra maneira e a reconhecer seus direitos. “Entendi que o fato de ser mulher não me torna inferior perante um homem, que não preciso ter vergonha em falar sobre sexo e que procurar me prevenir nada mais é do que um direito meu.”

Segundo Danielle Bittencourt, facilitadora das oficinas, o projeto tem tido muito boa recepção em todo o País. “As pessoas recebem a discussão, em geral, de forma muito positiva”, afirma. Os participantes recebem ainda um manual que reúne dinâmicas e técnicas para o trabalho de promoção da equidade de gênero dos Programas H e M, programas de referência do Promundo. “Este material tem sido muito útil e também é muito bem recebido”, completa Danielle.

Os participantes são estimulados disseminar e registrar as ações para a promoção da equidade de gênero e saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens, planejadas durante as oficinas. Este registro vai compor o Caderno de Melhores Práticas, que tem o objetivo de divulgar experiências de sensibilização de mulheres e homens, adolescentes e jovens, a respeito das desigualdades de gênero, direitos sexuais e direitos reprodutivos, prevenção da violência, autocuidado, entre outros temas.

0 visualização0 comentário

Comentários


bottom of page