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Promundo realiza campanha pelo fim da violência contra a mulher no Morro dos Prazeres

Segundo pesquisa realizada pelo Promundo no Morro dos Prazeres, com 152 homens e 101 mulheres, 41,6% dos homens assumiram ter cometido algum tipo de violência contra suas parceiras atuais. Desses, nenhum foi denunciado. 42,6% dos homens testemunharam suas mães serem agredidas por seus companheiros, desses, 60% assumiram ter cometido algum tipo de violência contra suas parceiras atuais.

Diante desses dados, o Promundo, em parceria com a Avon, deu inicio em julho deste ano no Morro dos Prazeres a campanha Homens pelo fim da violência contra a mulher, que atinge cerca de 3 mil moradores da comunidade de Santa Teresa.

A Campanha Homens pelo fim da violência contra a mulher

Inspirada na Campanha Brasileira do Laço Branco, a campanha Homens pelo fim da violência contra a mulher tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher. A idéia central é promover a reflexão sobre os padrões de gênero que produzem diferenças em relação ao poder de decisão entre mulheres e homens. Outro objetivo é lançar luz e discutir sobre os fatores que reproduzem violências e comportamentos, os quais acabam naturalizando o uso da força contra mulheres e crianças e afastando os pais da relação de cuidado e afeto com seus filhos.

A iniciativa acontece em três eixos de atuação: um campeonato de futsal chamado Sem violência, só Prazeres!, que envolve diretamente 100 homens, oficinas semanais de sensibilização que tem a participação de 20 pessoas e ações de comunicação, com produção de jornais (semanais), vinhetas, cartazes e panfletos (quinzenais) que trazem a cobertura do campeonato e abordam questões relacionados à prevenção da violência contra a mulher e a promoção da equidade de gênero.

As ações de comunicação foram criadas a partir da colaboração dos participantes das oficinas de sensibilização. O grupo diagnosticou espaços, selecionou materiais, identificou estratégias e oportunidades de comunicação para a divulgação eficiente do tema da campanha na comunidade.

Campeonato de Futsal Sem violência, só Prazeres!

Outro eixo da campanha, o campeonato, foi pensado como uma estratégia de mobilização de homens para difundir a prevenção da violência contra a mulher. O campeonato, que reúne 10 times de 10 jogadores, teve inicio em outubro e se encerrará em 17 de dezembro, com uma grande festa e entrega de troféus aos vencedores. A atividade prevê o envolvimento dos moradores durante os jogos e a integração das famílias em torno do tema.

Dados da pesquisa

O estudo realizado pelo Promundo em junho de 2011 indica que as violências psicológica, física e sexual contra as mulheres ainda são duras realidades a serem enfrentadas, apesar de a grande maioria ter conhecimento da Lei Maria da Penha: 90% e 85% dos homens e das mulheres, respectivamente.

Oficina de sensibilização


A reprodução do ciclo da violência é uma constante nessa discussão: 42,6% dos homens entrevistados já testemunharam suas mães sofrendo violência física e psicológica pelo parceiro. Dos que testemunharam a violência doméstica na infância, 60% assumiram ter cometido algum tipo de violência contra suas parceiras atuais.

Outros números levantados mostram que as condições da violência contra a mulher são alarmantes: 30,8% das entrevistadas disseram já ter sofrido algum tipo de violência do parceiro atual; 36,1% dos homens cometeram alguma violência contra uma de suas parceiras ao longo de suas vidas e 88,5% deles afirmaram que elas não os denunciaram por causa da agressão sofrida.

Além de serem atores diretamente envolvidos nas violências, muitos dos entrevistados já testemunharam alguma violência contra a mulher: 65% dos homens e 47% das mulheres já presenciaram um parente, amigo ou conhecido usando violência contra uma mulher, o que ratifica a necessidade de intervenção sobre o tema na comunidade.Além disso, 85% dos homens e 91% das mulheres nunca participaram ou ouviram falar de alguma campanha na comunidade sobre prevenção de Violência Contra Mulher.

Em dezembro, final da campanha, será realizado novo diagnóstico para avaliar o impacto da iniciativa na comunidade.

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