top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Promundo realiza campanha para promoção da equidade de gênero no trabalho com funcionários da Petrobras

O Promundo realizou junto ao IEComperj, empreendimento da Petrobras em Itaboraí, uma campanha para promoção da equidade de gênero no ambiente de trabalho chamada “Isso é Coisa de Homem. Isso é coisa de mulher”, que atingiu cerca de mil funcionários da força de trabalho da Petrobras.

A campanha teve início na semana de 26 de novembro com algumas peças teaser – peças que lançam um questionamento e provocam reflexão – e seu desdobramento aconteceu na semana seguinte (3 a 7 de dezembro) quando as peças revelação responderam à provocação das peças teasers. Competência, liderança, responsabilidade: isso é coisa de homem e coisa de mulher. “Seu comportamento não depende do seu sexo, depende de você”, era a mensagem que as peças revelaram para o público.


Além dos cartazes, banners, folders, papéis de bandeja e adesivos espalhados pelos espaços, no dia 5 de dezembro aconteceu a culminância da ação com apresentações de esquetes teatrais que brincavam sobre os estereótipos de gênero e como esses estereótipos podem ser prejudiciais para as relações de homens e mulheres no trabalho, na família e na sociedade.


No mesmo dia, à tarde, cerca de 50 pessoas participaram da palestra com o doutor em saúde coletiva e ex-diretor do Instituto Promundo Marcos Nascimento. A palestra provocou uma reflexão sobre como a educação de meninos e meninas, em vez de valorizar as diferenças entre homens e mulheres, acabam por tranformá-las em desigualdades entre homens e mulheres. Marcos falou também sobre a Campanha do Laço Branco, campanha internacional que promove o envolvimento dos homens na prevenção da violência contra mulheres, mencionando que infelizmente a violência contra a mulher é uma das mais democráticas formas de violência. “Acontece em todas as classes sociais”, disse. Finalizou convidando a todos para refletirem sobre seus comportamentos. “Será que estamos tendo atitudes equitativas de gênero no nosso dia-dia ou estamos reproduzindo desigualdades?”, concluiu.


Para a elaboração do tema da campanha, o Promundo promoveu uma oficina com a equipe de comunicação do IECOMPERJ para que fossem apontadas questões pertinentes à realidade dos funcionários. Uma pesquisa para a avaliação do impacto da campanha foi aplicada antes e depois da campanha.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page