top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Promundo na Mídia: “Envolvendo Pais e Mudando Normas: Perspectivas sobre o Desenvolvimento, Escala e ajudando a Programação Transformadora de Gênero no Brasil”

Texto de Ruth Rosalle, Helen Walsh,Jasmine Lam e James Radner analisa a metodologia no Programa P através da ótica do Saving Brains.



Saving Brains é uma plataforma de aprendizagem coletiva, uma parceria entre fundações voltadas para o trabalho com a Primeira Infância e divulgada a partir de edital voltado ao desenvolvimento infantil na Primeira Infância. Como uma instituição comprometida com essa etapa da vida, sobretudo pensando na intersecção entre paternidade e cuidado, o Promundo, ao longo do ano de 2021, participou de diversas trocas com outras organizações em âmbito global apresentando a metodologia do Programa P em encontros virtuais.


Como resultado, além de aprimoramento de nossas consultoras e de nossos consultores nesses encontros, parceiras do Saving Brains escreveram um belo artigo de estudo de caso acerca de nossa metodologia mais utilizada em nossos projetos, premiada na categoria Sociedade Civil na premiação de boas práticas voltadas à Primeira Infância no Conselho Nacional de Justiça: o Programa P. No texto nomeado de “Engaging Fathers and Changing Norms: Perspectives on Developing, Scaling and Sustaining Gender Transformative Programming in Brazil” (o título desta matéria é uma tradução do título) ao longo de treze páginas escritas em inglês, as autoras apresentam o Promundo, explicam a metodologia, apresentam exemplos de utilização do Programa e buscam mostrar aprimoramentos e ajustes que a nossa organização realizou na implementação do Programa P.


Depois de contribuir para as conquistas significativas do Brasil contra o HIV/AIDS, o Promundo ampliou seu foco, buscando outras formas de apoiar as crianças e capacitar as comunidades. Miguel Fontes contou que em 1998, enquanto ele e a mulher se preparavam para o nascimento do primeiro filho, o caminho a seguir ficou claro para ele. Ele queria ser um pai envolvido e cuidador de seus filhos, mas reconhecia que primeiro precisava descompactar sua própria masculinidade e sua relação com a cultura machista em que vivia. Para ele, a paternidade tornou-se uma “janela de oportunidade para ressignificar minha masculinidade”. Ele concluiu que “o maior benefício que podemos dar às crianças, às mulheres e especialmente aos homens, é repensar a masculinidade”.trecho do texto (página 03, tradução nossa)

O texto também conta com uma entrevista de nosso fundador, Miguel Fontes, que explica como a instituição voltou seus esforços para a cuidado na Primeira Infância, repensando as relações de gênero a partir da ressignificação da masculinidade. Ainda o texto trata, brevemente, de outras metodologias do Promundo, como o Programa M e o Programa H, abarcando as nuances de cada um. Houve um cuidado em pensar no alcance do Programa P no território brasileiro, através de parcerias governamentais, enfatizando que o Promundo busca mudanças sociais mais estruturais, conectadas a um entendimento mais amplo de política pública, inclusive com o envolvimento do Ministério da Saúde, no decorrer de suas etapas que também são cuidadosamente explicadas e abordadas ao longo do artigo. É a partir da Política Nacional de Saúde do Homem, que busca-se a inclusão paterna em ambientes de pré-natal, por exemplo e que o Promundo atua como um capacitador de profissionais da saúde, estendendo o alcance da metodologia.



“Por meio dessa parceria, o Promundo também desenvolveu um curso para profissionais de saúde em todo o Brasil chamado “Promovendo o Engajamento dos Homens na Paternidade e no Cuidado”. O curso agora alcança clínicos em todos os 27 estados do Brasil com material sobre a importância de engajar os homens como cuidadores e orientações sobre as melhores práticas, incluindo abordagens para reduzir o machista, descompactar a masculinidade rígida e promover a igualdade de gênero e cuidados compartilhados”

Trecho do artigo, página 06 (tradução nossa)


As autoras também destacam que as parcerias com programas de Proteção Social, como o Criança Feliz, também fortalecem a metodologia e aumentam o impacto do trabalho do Promundo. A partir dessa abordagem, foi possível remodelar as relações com os homens que estão em vulnerabilidade social, instigando meninos e homens a redesenhar suas masculinidades, entendendo que homens também são vítimas do sistema patriarcal. O Promundo, conforme destaca o texto, também sela parcerias a partir do viés educacional, com Secretarias de Educação Estaduais, fortalecendo as mudanças propostas através da metodologia do Programa P.


Por fim, duas inovações ocorridas em 2021 foram destaques no texto: a adaptação do Programa P para sua versão online e o nosso trabalho com comunidades tradicionais do Amapá, com os ribeirinhos da Ilha de Santana e com os indígenas da comunidade Wajãpi. Para conferir o texto na íntegra (em inglês) basta clicar neste link: www.savingbrainslearning.com/promundo-mens-engagement


Não deixe de acompanhar o Promundo nas redes sociais!

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page