top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Promundo lança guia sobre educação em sexualidade e diário de meninos e meninas em evento no Rio

Atualizado: 16 de mai.

Ontem, dia 28 de junho, o Promundo lançou o guia “Adolescentes, jovens e educação em sexualidade”, e a publicação “Fazendo a Diferença: diário de meninas e meninos” durante o I Colóquio sobre Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes, na PUC-Rio. Cerca de 200 pessoas ligadas à temática da garantia dos direitos sexuais e reprodutivos de crianças e adolescentes participaram do lançamento e tiveram acesso gratuitamente às publicações.


O guia “Adolescentes, jovens e educação em sexualidade”, visa não só fornecer conteúdos acadêmicos e aprofundar a discussão sobre sexualidade na adolescência, como contribuir para a quebra de tabus e preconceitos relacionados ao tema. É uma ferramenta que orienta a prática de profissionais e pessoas que trabalham com Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos com adolescentes e jovens fornecendo informações cientificamente corretas, realistas e sem pré-julgamentos.


“Fazendo a Diferença” é uma publicação que propõe a reflexão e a mudança de comportamento relacionada ao gênero que podem produzir situações de preconceito e discriminação. Material lúdico, traz através da linguagem de um diário as provocações e discussões sobre o tema.


Segundo Dilma Cupti, gerente do programa Saúde do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro, o guia veio em um momento importante em que a cidade vive, de ampliação da atenção primária. “No Rio de Janeiro estamos vivendo uma transformação na atenção primária, pretende-se uma ampliação muito grande na cidade. Os profissionais precisam de material que ajude na questão do conhecimento, do cuidado com o adolescente e o guia vai ser muito útil. Tem muita gente nova na profissão e a gente não tem como fazer capacitação para todo mundo, então este material é dez. Estou louca para ver como a gente vai disseminá-lo dentro do serviço”, disse.


Quanto ao “Fazendo a Diferença”, Dilma afirma que traz uma discussão fundamental para os adolescentes. “É importante para eles se conhecerem melhor, para saberem que argumentos usar quando enfrentarem uma situação de discriminação, ou para repensarem sua postura em relação ao outro. Além de estar muito bonito, atrativo, com uma linguagem bem interessante”, completa.


O guia estará disponível para download à partir do dia 30 de junho no site do Promundo e o “Fazendo a Diferença” será distribuído em escolas parcerias no Rio, Niterói e Salvador.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page