Inspirada na Campanha Brasileira do Laço Branco, a campanha Homens pelo fim da violência contra a mulher tem o objetivo de sensibilizar, envolver e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher no Morro dos Prazeres. A idéia central é promover a reflexão sobre os padrões de gênero que produzem diferenças em relação ao poder de decisão entre mulheres e homens. Outro objetivo é lançar luz e discutir sobre os fatores que reproduzem violências e comportamentos, os quais acabam naturalizando o uso da força contra mulheres e crianças e afastando os pais da relação de cuidado e afeto com seus filhos.
Campeonato de Futsal Sem violência, só Prazeres!
Neste sábado, dia 1º de outubro, será abertura do campeonato de futsal Sem Violência, só Prazeres! Um dos três eixos da campanha, o campeonato foi pensado como uma estratégia de mobilização comunitária para difundir a prevenção da violência contra mulher. O campeonato terá duração de dois meses e reunirá 10 times. As partidas acontecerão aos sábados, entre 13 e 18h, na quadra de futsal da comunidade do Morro dos Prazeres. A atividade prevê o envolvimento dos moradores durante os jogos e a integração das famílias em torno do tema da prevenção à violência contra mulher e da equidade de gênero.
Outro eixo da campanha, são as oficinas de sensibilização que reúnem semanalmente cerca de 20 pessoas, a maioria homens, para a reflexão e questionamento de padrões de gênero no Morro dos Prazeres. Essas pessoas atuam como agentes disseminadores da campanha na comunidade. Os temas abordados nas oficinas são: gênero, tipos de violência (física, psicológica e sexual), sexualidade, saúde sexual e reprodutiva e envolvimento dos homens na educação e no cuidado de seus filhos/as.
A partir da participação deste grupo nas oficinas, foi possível criar o terceiro eixo da campanha, as ações de comunicação, de forma totalmente participativa. O grupo diagnosticou espaços, selecionou materiais, identificou estratégias e oportunidades de comunicação para a divulgação eficiente do tema da campanha na comunidade.
As estratégias e peças de comunicação criadas envolvem: um jornal semanal, que terá a cobertura dos jogos, entrevistas com moradores e textos sobre equidade de gênero; cartazes e panfletos sobre o tema da campanha; uma página no facebook e, ainda, concursos de vídeo e funk sobre violência contra a mulher.
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