top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Promundo estimula a criatividade e a expressão artística de crianças e adolescentes em campanha pela igualdade racial e de gênero


Durante o mês de setembro, o Promundo realizou a campanha “Eu acredito”, que teve como objetivo trazer as perspectivas de crianças e adolescentes das comunidades da Maré e do Guararapes, no Rio de Janeiro, para promover a igualdade racial e de gênero, valorizando seu próprio potencial de acreditarem e serem agentes de transformação social.





Como parte da campanha foram oferecidas oficinas de grafite, RAP e fotografia, que estimularam o questionamento das normas sociais que reforçam o machismo, a homofobia e o racismo no cotidiano das crianças e adolescentes participantes do projeto Praticando Esporte e Vencendo na Vida, conduzido por Promundo nas duas comunidades.





A culminância das oficinas aconteceu durante o, “Festival de Arte e Cultura Eu Acredito”, onde as crianças e adolescentes puderam apresentar suas produções artísticas.No dia 24 aconteceu no CPOR, na Maré, e no dia 26 na Quadra do Cantão, no Guararapes, com exposições de fotografia, grafitagem e batalhas de rap.


No dia 24 de setembro, na Maré, mosaicos com fotos das crianças, feitas por elas



mesmas, compuseram o varal fotográfico. Por lá foram criados dois painéis de grafite, um dizendo não ao racismo, pintado pela turma da manhã, e outro exaltando a diversidade, contra o preconceito, pintado pela turma da tarde. As batalhas de RAP trouxeram os temas da campanha com muita criatividade, incluindo uma paródia do RAP da Felicidade, de Cidinho e DOCA, na qual os adolescentes abordaram a problemática atual da repressão sofrida por jovens negros e/ou moradores de comunidade durante a ida para as praias no Rio de Janeiro.


Já no Guararapes, as crianças participantes do projeto mostraram sua interação com espaços da comunidade e com a própria câmera no varal fotográfico exposto no Festival. Durante todo o evento, adolescentes grafitaram uma das paredes da quadra, representando um Cristo Redentor negro que olha por partes diversas da cidade, em especial as comunidades. Pais e mães das crianças e adolescentes estavam presentes e participaram com muita animação de um quiz, mostrando seu conhecimento sobre os temas da campanha. Para fechar a tarde de atividades culturais, um dos adolescentes do projeto, MC Xandão e MC Succo, oficineiro de RAP da campanha, apresentaram um RAP sobre a opressão racial diária vivida por um jovem negro morador de comunidade, resultado das duas rodadas da oficina no Guararapes.


Dizeres como “Eu acredito na igualdade entre meninos e meninas” e “Eu acredito em um mundo livre de racismo”, ilustraram as camisas distribuídas para os participantes do projeto. Também foram distribuídos calendários de 2016 e jornais feitos para cada comunidade, com matérias sobre as oficinas, dicas, cruzadinha e charge sobre os temas da campanha.


Sobre o Projeto


“Praticando Esporte, Vencendo na Vida” é um projeto oferecido por Promundo para crianças e adolescentes das comunidades do Guararapes e Maré, que une reforço escolar de Português, Matemática e Inglês, oficinas de sensibilização em gênero e sexualidade e prática de esportes, com financiamento de Comic Relief e KNH.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page