O Promundo, em parceria com o Conexão G e a Associação Semente da Vida da Cidade de Deus (ASVI), está realizando o projeto Gênero, Direitos Humanos e Saúde, nas comunidades da Maré e da Cidade de Deus, Rio de Janeiro.
Financiado pela Bolsa de Valores Socioambientais (BVSA) e pela Kindernothilfe (KNH), o projeto busca envolver 60 adolescentes e jovens, com idades entre 12 e 21 anos, em prevenção de violência sexual e de gênero e defesa dos direitos humanos.
Para as duas comunidades foram desenvolvidas nove oficinas temáticas baseadas nos Programas H e M, nas quais a sensibilização em gênero é acompanhada da discussão sobre raça, etnia e diversidade sexual, como temas transversais.
A metodologia também foi baseada em resultados de um grupo focal realizado antes da implementação do projeto, durante o qual foi apontada a necessidade de garantia de espaços ainda mais seguros para perfis de jovens e adolescentes que apresentavam maior vulnerabilidade a violências. Para isso, foram criados grupos de oficina específicos para adolescentes e jovens gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros, no caso da Cidade de Deus; e para travestis, transexuais e transgêneros, no caso da Maré.
O ciclo de oficinas temáticas já foi finalizado e na fase atual do projeto está sendo criada uma campanha comunitária de forma participativa com os jovens das duas comunidades. Para promover a prevenção de violência sexual e de gênero, a campanha buscará trabalhar com a rede de proteção de crianças e adolescentes das comunidades, bem como estimular autoproteção e autoestima dos adolescentes e jovens.
Комментарии