O Promundo, com o financiamento da ONU Mulheres e em parceria com o Instituto Papai, está desenvolvendo um projeto piloto que busca envolver os homens no empoderamento econômico de mulheres beneficiárias do Bolsa Família, programa de transferência direta de renda do governo federal brasileiro, que beneficia famílias em situação de pobreza e extrema pobreza. A iniciativa teve inicio em outubro no Morro dos Prazeres, Rio de Janeiro, e no Bairro Cordeiro, em Recife.
O projeto visa a alcançar no primeiro ano 100 homens e 100 mulheres beneficiárias do Bolsa Família em cada uma das capitais e tem o objetivo de, além de promover atitudes equitativas nos homens para o fortalecimento econômico e social das mulheres, aumentar a participação delas nas decisões econômicas da família e facilitar seu acesso aos direitos trabalhistas e melhores oportunidades de emprego.
As mulheres participarão de oficinas que promovem a sensibilização em gênero e o empoderamento de mulheres. Os homens, que possuem relação de parentesco com as beneficiárias, serão mobilizados através do esporte – um campeonato de futebol – e participarão de atividades educativas voltadas para a promoção de masculinidades equitativas e não violentas. Uma campanha comunitária será desenvolvida de forma participativa, visando a ampliar a abrangência do tema nas duas comunidades.
Haverá uma avaliação da intervenção, através de entrevistas com os participantes no início e no final do projeto e a realização de um Seminário para a divulgação dos resultados das intervenções.
Em 2011, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) do Brasil informou que mais de 50 milhões de pessoas tinham-se registrado no programa de transferência de renda (cerca de 12 milhões de famílias). Tem sido demonstrado que as transferências de renda estão transformando a vida de famílias economicamente desfavorecidas, permitindo que possam sair da extrema pobreza e alcançar um impacto qualitativo na educação e na saúde das crianças e favorecendo a autonomia de mulheres.
Comments