Em uma parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Promundo desenvolveu em 2016 o projeto “Formação de Educadores para a Promoção da Equidade de Gênero”, que visa qualificar a intervenção de profissionais junto a beneficiários do Galpão Aplauso, organização que realiza iniciativas nas áreas culturais, artísticas e empresariais voltadas para jovens de comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro e Paraty.
Na fase inicial do projeto foram conduzidos grupos focais com profissionais e estudantes, para o levantamento das demandas relacionadas à promoção da equidade de gênero. Em seguida, Promundo realizou oito encontros com profissionais educadores abordando temas como gênero e normas sociais, direitos sexuais e reprodutivos, rede de proteção e prevenção de violência, racismo e comunicação não violenta.
Após esse período, um novo grupo focal com profissionais foi realizado para mensurar possíveis transformações em suas percepções em relação a essas temáticas.
Na segunda fase do projeto, Promundo desenvolveu o Caderno de Ferramentas Promoção da Equidade de Gênero em Ações com Jovens e Adolescentes, baseado na metodologia utilizada durante o processo de formação, propondo oficinas práticas e discussões. A metodologia do material será implementada pelos profissionais do Galpão Aplauso, junto a cerca de 320 jovens beneficiários, na terceira fase do projeto, ao longo de três encontros a serem monitorados por Promundo, ainda no ano de 2017. Em breve o material estará disponível para baixar no site do Promundo.
Comments