À convite da UNFPA Peru, a coordenadora de programas do Promundo Vanessa Fonseca esteve em Lima, entre os dias 11 e 13 de julho, realizando uma oficina para o desenvolvimento de uma campanha comunitária para o envolvimento de homens jovens, entre 15 e 24 anos, em temas relacionados à saúde sexual e à saúde reprodutiva. Cerca de 20 pessoas participaram do encontro, entre eles, estudantes de uma escola pública, universitários e militantes de movimentos de juventudes de Lima.
A oficina propôs identificar estereótipos e padrões de gênero e as conseqüências que as relações de poder podem afetar a saúde sexual e reprodutiva de homens e mulheres. “Não dá para falar em saúde sexual e saúde reprodutiva sem falar nas relações de gênero, nos papéis e nas relações de poder”, afirmou Vanessa Fonseca.
A partir da reflexão sobre este temas, os participantes puderam identificaram caminhos para a mudança de atitudes e como ponto de partida para a construção da campanha, apontaram a necessidade de os homens estarem abertos às transformações.
Como parte da metodologia, os participantes criaram personagens, que os ajudam a identificar os meios e espaços de influência destes jovens. Entre as estratégias apontadas para se atingir o público alvo da campanha, estão teatro, grafiti, música (hip hpo), concursos, internet, etc. A partir daí, eles levantaram temas e elaboraram as primeiras mensagens da campanha. Os temas escolhidos foram: violência, paternidade, uso de preservativos e estereótipos.
Para avaliar o impacto da mensagem elaborada, os jovens foram para as ruas de Lima testar as mensagens com algumas pessoas. Após este processo a campanha é encaminhada para uma agência de comunicação que refinará as ideias produzidas pelos jovens.
O encontro foi organizado pela prefeitura de Lima e patrocinado pela UNFPA.
Comments