Após conceder ao Promundo o Prêmio Juscelino Kubitschek, por sua atuação em temas relacionados a direitos humanos no Brasil, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) convidou o Instituto a conduzir uma iniciativa de formação em gênero de profissionais que atuam junto a jovens no Galpão Aplauso.
Voltado para a capacitação e inserção no mercado de trabalho de jovens de comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro, o Galpão Aplauso desenvolve iniciativas nas áreas culturais, artísticas e empresariais. Os cursos oferecidos incluem técnicos profissionalizantes, teatro, circo, dança, música e artes plásticas. Além disso, o Galpão também possui uma Companhia de Teatro e Dança formada pelos próprios jovens beneficiários de seus cursos.
A iniciativa conduzida por Promundo visa capacitar 20 educadores dos cursos do Galpão Aplauso em temas como construção de vínculos, comunicação e relacionamentos, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, racismo, direitos sexuais e reprodutivos, exploração sexual de crianças e adolescentes, discriminação no mercado de trabalho e movimentos sociais. O intuito do projeto é que, após a formação, esses educadores possam incluir a sensibilização sobre esses temas junto aos jovens beneficiários como parte do programa dos cursos.
Para trabalhar os temas, foram desenvolvidas dez oficinas, um ciclo que será finalizado em dezembro deste ano. Após o ciclo de oficinas, será desenvolvida uma cartilha com sugestões de atividades que os profissionais possam desenvolver com os jovens beneficiários dos cursos. As últimas oficinas com profissionais serão dedicadas à elaboração de planos de ação baseados na cartilha para que os profissionais trabalhem os temas abordados na formação com os jovens. O plano de ação será implementado em 2017, contando com o monitoramento e avaliação do Promundo.
Comments