top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Promundo adapta Programa H para homens jovens em centros de justiça juvenil nos Estados Unidos

Apesar do papel importante que os homens adolescentes e jovens adultos



podem desempenhar na prevenção de gravidez na adolescência, poucas intervenções baseadas em evidências nos Estados Unidos são desenvolvidas especificamente para este público. Mas isto está prestes a mudar.


O Promundo recebeu financiamento para pesquisa neste campo pelo novo Escritório de Saúde do Adolescente (OAH, na sigla em Inglês), do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos; e pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em Inglês). Esta iniciativa de colaboração entre OAH e CDC visa apoiar a avaliação rigorosa das intervenções inovadoras destinadas a reduzir o risco de jovens homens gerarem uma gravidez na adolescência. Nossa proposta é um dos três projetos de pesquisa com duração de cinco anos que foram selecionados, junto a projetos da Universidade de Columbia e da Universidade de Nova York.


Promundo vai adaptar e avaliar com rigor um currículo inovador de prevenção da gravidez na adolescência, com base na metodologia do Programa H, tendo como público homens jovens com idades entre 15 e 17 anos que frequentam centros de justiça juvenil no Texas, Estados Unidos. O programa consiste em um currículo transformativo de gênero com carga horária de 18 horas, distribuídas ao longo de nove sessões de duas horas.


O programa utiliza uma abordagem holística da transformação de gênero, incluindo promoção de saúde reprodutiva, relacionamentos saudáveis, masculinidade saudável e apoio explícito e proativo ao uso de contraceptivos por parte das parceiras. As atividades foram desenvolvidas para envolver os jovens na reflexão crítica e no diálogo sobre as normas de gênero e, em seguida, aplicar essas discussões para uma série de questões-chave, incluindo relações íntimas, violência baseada em gênero, abuso de substâncias, infecções sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.


Será realizado um estudo randomizado controlado em um ou dois centros de justiça juvenil do condado do Texas, com cerca de 900 jovens, para avaliar o impacto da intervenção depois de três meses e após um ano. Caso a metodologia seja avaliada como eficaz neste contexto, o Programa H vai ajudar a preencher uma lacuna nas intervenções com base em evidências de prevenção da gravidez na adolescência desenvolvidas especificamente para jovens em centros de justiça juvenil.


Saiba mais sobre o projeto “Eficácia de programas de prevenção de gravidez na adolescência desenvolvidos especificamente para homens jovens” no site do CDC (site em Inglês).

0 visualização0 comentário

Commenti


bottom of page