top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Projeto que une prática esportiva e sensibilização em gênero é adaptado por Promundo no Novo DEGASE




O Promundo realizou um piloto do projeto Praticando Esporte, Vencendo na Vida no contexto do Novo DEGASE (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Educação, que tem a responsabilidade de promover socioeducação de adolescentes em conflito com a lei no Estado do Rio de Janeiro.


Com duração de cinco meses, o piloto foi realizado na unidade feminina do Novo DEGASE, a única em todo estado. O projeto envolveu 50 adolescentes em prática esportiva e oficinas de sensibilização em gênero e prevenção de violências no contexto urbano.


A prática esportiva tem como base a metodologia do treino social, que utiliza o esporte para o desenvolvimento humano. Já as oficinas de sensibilização são baseadas no Programa M, que busca promover equidade de gênero por meio do empoderamento de mulheres jovens em contextos de relações interpessoais, saúde e direitos sexuais e reprodutivos.


O piloto foi dividido em dois ciclos. No primeiro ciclo, foram envolvidas apenas meninas que cumprem medidas provisórias, de até 45 dias. No segundo ciclo, foram envolvidas meninas que cumprem medida socioeducativa com privação de liberdade.


Além da intervenção com os grupos de meninas, realizada pelo Instituto Promundo, profissionais da Gestão de Projetos Especiais (GEPRO) do Novo DEGASE estão utilizando em suas atividades materiais educativos entregues pelo Instituto, incluindo os programas M e P, o Manual do Agente M e a campanha Não Dê Bobeira, que conta com materiais voltados para a prevenção de Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes junto a adolescentes.

Após o piloto, será estudada a possibilidade de ampliar a intervenção, incluindo as unidades masculinas.


Sobre o Projeto


“Praticando Esporte, Vencendo na Vida” é um projeto oferecido por Promundo para crianças e adolescentes das comunidades do Guararapes e Maré, que une reforço escolar de Português e Matemática, oficinas de sensibilização em gênero e sexualidade e prática de esportes, com financiamento de KNH e GIZ. O modelo do projeto está sendo adaptado para o contexto do DEGASE, a partir do plano piloto.

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page