top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

Projeto F será adotado em escolas da rede estadual de educação do Rio de Janeiro




O projeto F é uma metodologia que busca capacitar professores / treinadores de futebol em atividades relacionadas à prevenção de HIV/Aids e saúde sexual e saúde reprodutiva para atuarem como multiplicadores junto aos alunos. Desde 2013, o Promundo tem desenvolvido o projeto em três comunidades cariocas: Complexo do Alemão, Guararapes e São Carlos, capacitando treinadores comunitários e atingindo adolescentes entre 11 e 17 anos.


Em 2014, o Projeto F será incorporado às ações da Campanha “Sem Vergonha”, uma iniciativa do Promundo em parceria com o programa Saúde e Prevenção nas Escolas, que envolve alunos de forma participativa no questionamento de normas de gênero e no desenvolvimento de ações de comunicação sobre sexualidade, prevenção de HIV/Aids e equidade de gênero nas escolas. A campanha que foi lançada em nove escolas em 2013, este ano será estendida a outras oito unidades escolares.


Entre as ações previstas pelos alunos promotores da campanha “Sem Vergonha” estão gincanas e atividades esportivas que deverão incorporar a metodologia do Projeto F. Os alunos foram apresentados ao Manual do Treinador e a ideia é que possam mobilizar os professores de educação física à adotarem a metodologia do Projeto F, que envolve  atividades lúdicas e esportivas e reflexões sobre prevenção, normas de gênero e saúde sexual e saúde reprodutiva.


“Todo mundo na escola gosta muito de queimado, por exemplo, então vamos criar uma semana de esportes e discutir os temas da campanha”, disse Gabrielle Bloomfield, aluna da Escola Estadual Julia Kubitschek.


A Secretaria Estadual de Educação aprovou a incorporação da metodologia do Projeto F  pelas escolas e espera-se que a campanha estimule os professores de educação física a utilizarem as atividades de forma permanente em suas aulas.

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page