top of page
Buscar
Foto do escritorPormundo

Projeto encerra atividades de 2012 com gincana na comunidade do Escondidinho

O Projeto Praticando Esporte, Vencendo na Vida!, que tem o financiamento da Comic Relief, finalizou as atividades de 2012 com uma gincana e entrega de medalhas e brindes para os participantes.O projeto que acontece na comunidade do Escondidinho, Rio de Janeiro, oferece atividades de reforço escolar, inglês, esporte (vôlei e futsal) e roda de conversa sobre gênero e sexualidade para cerca de 30 crianças e jovens entre 11 e 24 anos. O objetivo do projeto, que acontece desde outubro, é promover o estímulo à educação e à inclusão de pessoas com deficiência, mulheres grávidas ou com filhos, e aqueles que pararam de estudar tendo o esporte e o reforço escolar como uma das ferramentas para isso. Além disso, para promover a reflexão e a desconstrução de padrões rígidos de gênero e temas relacionados à sexualidade acontecem as conversas informais com um grupo de meninos e outro de meninas separadamente.


Aspecto estratégico do projeto é o apoio para que jovens mães e pais não abandonem os estudos. O projeto conta com a presença de uma enfermeira em tempo integral que, além de dar suporte às atividades de esporte, também apoia o cuidado aos filhos dos participantes enquanto estes estão em atividades. Tamirez Brás, 19 anos, mãe de Geovanna de 5 meses, disse que levar a filha ao projeto faz toda a diferença. “Gosto muito de poder trazê-la para as oficinas, se não fosse isso seria difícil poder participar das atividades”, disse.

As rodas de conversa têm sido apontadas pelos participantes como um ponto alto do projeto. “As conversas são muito boas, pois falamos sobre as mudanças do nosso corpo e muitas outras coisas importantes para nossa idade”, disse Pamela Valesca, de 11 anos.


Segundo Victoria Silva, de 10 anos, as atividades de reforço escolar estão sendo muito importante para seu desempenho escolar. “Estou aprendendo bastante e ano que vem vou para uma escola mais difícil, por isso vai ser bom pra mim continuar no projeto”, disse.


Já Renan Rogério, 11 anos, a atividade preferida é o esporte. Renan não possui o antebraço esquerdo e participa de todas as atividades.  Além de futsal, ele adora jogar vôlei.


Após a realização da gincana e da premiação, o grupo se reuniu para comemorar o encerramento das atividades de 2012 com cachorro quente e rabanada. As atividades de 2013 começaram dia 7 de janeiro.

0 visualização0 comentário

コメント


bottom of page