O projeto “Oficinas de Sensibilização sobre Gênero, Sexualidade e Saúde” realizado pelo Promundo, com patrocínio da Petrobrás, chega ao fim com um saldo de 68 oficinas realizadas, em 36 cidades de 13 estados do Brasil, alcançando mais de 1800 pessoas.
Realizado ao longo de 2011 e início de 2012, o projeto teve o objetivo de oferecer ferramentas para o trabalho de promoção da equidade de gênero e da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens – a partir das técnicas desenvolvidas pelos programas H e M –, e envolveu profissionais de saúde, educação e assistência social, moradores e lideranças de comunidades em um espaço de reflexão e planejamento de ações.
Mudanças de atitudes
Foi possível perceber, por meio de avaliações baseadas na escala GEM, algumas mudanças significativas nas percepções dos participantes sobre atitudes relacionadas à equidade de gênero e sexualidade. Em Ribeirão Pires (São Paulo), por exemplo, 66,7% dos participantes afirmaram, antes da oficina, que meninos poderiam brincar de boneca; após a oficina, 100% dos participantes concordavam com a afirmativa. Já em Rio Formoso (Pernambuco) 50% dos entrevistados afirmaram que seria uma ousadia a mulher pedir para seu parceiro fazer o teste do HIV; ao final do encontro, este número caiu para 25%. Também foram apontadas demandas para uma proposta de continuidade das oficinas: a ampliação da discussão sobre violência e a inclusão do tema do exercício da paternidade.
O próximo passo será a publicação do caderno “Sensibilização sobre Gênero, Sexualidade e Saúde: ideias e experiências” que vai trazer a sistematização do processo e relatos das experiências e mudanças de atitudes, além dos planos de ações desenvolvidos pelos participantes. Um vídeo documentário também será lançado na primeira metade de 2012.
Comments