O projeto F (de Futebol) é um programa piloto que pretende usar o futebol como ferramenta para promover a igualdade de gênero e os direitos sexuais e reprodutivos – com foco na prevenção do HIV / AIDS – entre jovens. O programa piloto vai capacitar 20 treinadores de futebol comunitários em um currículo de atividades baseados na linguagem do futebol para transmitir mensagens e estimular conversas e reflexões que promovam a igualdade de gênero de jovens entre 10 e 16 anos.
O projeto será realizado no Complexo do Alemão em parceria com a organização comunitária EDUCAP e pretende alcançar cerca de 2000 crianças e jovens direta e indiretamente. A primeira ação do projeto foi uma colônia de férias que envolveu cerca de 20 crianças do Complexo do Alemão que, nos dias 14 e 15 de julho, participaram de atividades lúdicas, esportivas e rodas de conversa sobre HIV/Aids.
As oficinas com treinadores aconteceram nos dias 10, 17 e 18 de agosto. A ideia é que cada treinador possa aplicar a metodologia desenvolvida pela organização parceira Grassroot Soccer (da África do Sul) com apoio do Promundo com 100 crianças (totalizando 2 mil crianças). Eles receberão ajuda de custo e apoio técnico do Promundo para o desenvolvimento das atividades. Será também realizada uma avaliação do impacto do projeto com as crianças e adolescentes participantes.
Promundo e o esporte
Promundo tem utilizado o esporte como uma linha estratégica para alcançar os jovens e adultos em ações para promoção da igualdade de gênero, saúde e prevenção da violência com resultados bastante positivos. Contribuindo assim, para a transformação das normas sociais que produzem e sustentam a desigualdade de gênero em espaços de socialização das crianças, jovens e adultos.
Comentários