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Primeira turma do PEGE realiza encontro de avaliação do curso

No dia 10 de agosto de 2012, o Promundo realizou, em parceria com o Instituto Anísio Teixeira – órgão da Secretaria da Educação da Bahia, responsável pela formação dos recursos humanos da rede pública de ensino do estado –, o encontro de encerramento da primeira turma formada pelo Portal Equidade de Gênero nas Escolas. Intitulado Encontro Portal Equidade de Gênero na Escola: experiências e possibilidades de atuação, o encontro reuniu cerca de 30 pessoas entre formandos e profissionais do IAT.


No evento de encerramento, além da certificação, os/as cursistas foram convidados/as a opinar sobre diferentes aspectos do curso e ofereceram sugestões para as próximas edições, mas também falaram de sua experiência pessoal sobre os temas, discutiram sobre as ferramentas e sobre a contribuição do curso para suas atividades profissionais. Os resultados, apontados foram bastante positivos. Uma das participantes afirmou: “Ninguém está saindo como entrou”.

Os/as professores/as reafirmaram sua motivação e destacaram a contribuição do curso neste aspecto em criar atividades voltadas para a promoção da saúde e dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, o enfrentamento de preconceitos e tabus e para o estímulo ao cuidado.

“Nunca antes tinha feito um curso nesse formato. Com imagens que se movimentam, vídeos que trabalham a temática com criatividade, cliques em objetos como livros, setas e numerais, indicando sugestões ou respostas embasadas na realidade atual. Tal abordagem evitou leituras fatigantes e cansativas proporcionando uma aprendizagem mais prazerosa.”

As professoras e alunas do PEGE Maria da Conceição Marques e Doralice Ferrari apresentaram os projetos de conclusão do curso com atividades para serem trabalhadas na escola. Os projetos criados à partir da possibilidade de aprendizado coletivo e das experiências profissionais e pessoais foram mencionados pela professora Márcia Barreiros, da Universidade Estadual de Feira de Santana, como resultados evidentes do sucesso do curso.

Discussão dos resultadosPara discutir esta experiência com a turma-piloto de Salvador, houve apresentação dos resultados das avaliações realizadas pelo Promundo sobre o curso, que contemplaram: o conteúdo, as ferramentas, as possibilidades de interação e as sugestões de atividades disponibilizadas pelo PEGE. Um ponto de destaque foi o formato em que as aulas são apresentadas (slides com animação e possibilidades de interação), apontado pelas/os participantes como uma das características mais interessantes e inovadoras do curso. Houve, inclusive, o pedido para que elas sejam disponibilizadas para a utilização pelos/as professores/as em sala de aula.

Alguns dos desafios indicados revelam dificuldades próprias ao ensino à distância. Uma das principais sugestões para motivar e aumentar a interação entre os/as alunos/as é a realização de encontros presenciais, propostos em diferentes momentos: no início do curso, após cada um dos seis módulos, no final do curso.

O Promundo está tentando avaliar por meio do PEGE o impacto de um curso na modalidade à distância sobre a mudança de percepções e atitudes relacionadas às normas de gênero ditas tradicionais. Assim, antes do início das aulas (setembro de 2011) e após sua finalização (junho de 2012), os/as cursistas participaram de uma pesquisa de opinião baseada na Escala de Equidade de Gênero para Homens (GEM Scale) sobre temas como divisão de tarefas domésticas e cuidado dos filhos, relacionamento sexual, saúde e prevenção de doenças, violência e homofobia.

Enfim, os aprendizados com a troca de experiências e as sugestões dadas pelos/as colegas, o exercício da escrita, a possibilidade de se expressar livremente nos fóruns de debate e de rever vivências, conceitos e opiniões foram apontados como resultados positivos do PEGE tanto nas avaliações escritas quanto no debate no encontro de encerramento.

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