top of page
Buscar
Foto do escritorPormundo

A equidade de gênero beneficia a todas e todos nós

Atualizado: 18 de mai.


Por Rafia Qureshi, Diretora Executiva, Womanity Foundation*


Os últimos anos testemunharam uma conscientização muito necessária e crescente sobre a importância das questões das mulheres. A ascensão de movimentos notáveis, como #MeToo, #Timesup e a Marcha Mundial das Mulheres, trouxe a luta pela equidade para a linha de frente. No entanto, a equidade de gênero ainda é considerada uma “questão das mulheres” e uma cruzada apenas feminina. Para a Womanity, uma maneira de mudar essa ideia é através da nossa abordagem ao que fazemos – envolvendo homens e mulheres na luta pela equidade de gênero.


Quando as mulheres prosperam, toda a humanidade avança


Uma ideia de longa data contribuiu para a visão de que as mulheres são as únicas que se beneficiarão de uma sociedade mais igualitária. Mas na Womanity acreditamos que, quando as mulheres prosperam, toda a humanidade avança.

E as estatísticas confirmam isso. Estima-se que 12 trilhões de dólares podem ser adicionados ao PIB global até 2025, com a promoção da equidade para as mulheres (Relatório Mckinsey 2015). Enquanto isso, as empresas com diversidade de gênero tiveram uma probabilidade de 15% a mais de obter retornos financeiros maiores do que as médias da indústria nacional. Estudos também mostram que as mulheres reinvestem até 90% de seus rendimentos em suas famílias, em comparação com apenas 30% a 40% dos homens. Também sabemos que existe uma ligação entre equidade de gênero e paz, com alguns relatos sugerindo que a equidade de gênero é o fator indicador número um de paz (link em Inglês) – mais do que a riqueza, o nível de democracia ou a identidade religiosa de um estado.

O caso é claro – pressionar pela equidade não é apenas a coisa moralmente certa a ser feita, mas crucialmente importante para o progresso econômico, social e político das nações, beneficiando todas as pessoas, em todos os lugares. E equidade significa mais do que apenas diversidade de gênero (nos negócios, na política, etc.). Para a Womanity, mudar atitudes e educar meninos e homens é um componente central dessa missão.


O Prêmio Womanity


Uma das nossas iniciativas mais recentes, em particular, tem essa ideia em seu coração. O Womanity Award (Prêmio Womanity) é uma iniciativa exclusiva que traz visibilidade para soluções inovadoras que abordam as causas-raiz da violência contra as mulheres e promove a parceria entre organizações em todo o mundo para ampliar essas soluções.


Lançado em 2014, o primeiro Womanity Award se concentrou no tema “O papel dos homens no enfrentamento à violência baseada em gênero”. A organização fundada no Brasil, Promundo, e seus parceiros libaneses, ABAAD, foram os primeiros vencedores do prêmio.


O Promundo já havia alcançado grande sucesso com o Programa H, um programa criado para abordar as raízes da violência, transformando positivamente as normas de gênero. Como parte do Programa H, o envolvimento dos homens como cuidadores com equidade de gênero é promovido, e os estereótipos de gênero prejudiciais nas escolas e nos locais de trabalho são desconstruídos. Com o apoio de Womanity, Promundo e ABAAD trabalharam para adaptar o Programa H ao contexto libanês, que foi chamado de Programa Ra. Como resultado dessa colaboração, 19 organizações no Líbano foram treinadas sobre como aplicar o Programa Ra e conduzem oficinas de prevenção de violências e masculinidade em 42 localidades.


Comunicação: uma ferramenta para a educação


Questionar estereótipos de gênero não é só sobre questionar os estereótipos das mulheres, mas também os dos homens. Muito do trabalho do Promundo se concentra nessa ideia e no conceito de “masculinidade tóxica”. No ano passado, eles lançaram um grande trabalho ligando a masculinidade tóxica ao assédio sexual (link em Inglês). Muitas/os de nós ainda vivemos em uma sociedade onde os ideais e as mensagens de que “verdadeira masculinidade” é sobre força física, dominação e nunca aceitar “não” como resposta constituem um lugar-comum.

O Womanity Award é apenas um exemplo de como fazemos um esforço para envolver meninos e homens na luta pela equidade. É uma grande parte do nosso trabalho de comunicação também. Por exemplo, a Rádio Nisaa, nossa estação de rádio palestina focada nas mulheres, realiza um grande esforço para trazer os homens para a conversa sobre equidade de gênero, visando conteúdo que inspira os ouvintes homens. Isso inclui convidar palestrantes homens a participar de temas relacionadas aos direitos das mulheres e realizar programas que falam sobre temas como paternidade, mulheres no trabalho e o papel dos homens na família, para citar apenas alguns.


Mais recentemente, trabalhamos com o Promundo para produzir uma série de vídeos sobre o papel dos homens na equidade de gênero. A série, filmada no Festival WoW no Brasil e chamada WoW Visiões: O papel dos homens pela equidade de gênero, apresentou uma variedade de visões relacionadas a áreas de ação, entre elas – urbanismo, saúde, comunicação e relações étnico-raciais. Os curta-metragens reuniram reflexões de especialistas e ativistas sobre a participação dos homens como aliados na defesa dos direitos das mulheres e na promoção da equidade de gênero, incluindo muitas das parceiras de Womanity.


ODS 5 torna a igualdade um assunto de todas e todos


A inclusão da igualdade de gênero como um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável reforça ainda mais que o caminho para a equidade de gênero deve ser inclusivo. Ao incluí-lo como uma meta independente, é reconhecido que apenas alcançando a igualdade de gênero o desenvolvimento sustentável será alcançado. Para que isso aconteça, todas e todos nós precisamos acompanhar isso. Precisamos de homens, assim como mulheres, em todos os cantos do mundo lutando para mudar sistemas e estruturas para tornar a desigualdade de gênero uma coisa do passado. Se pudermos encontrar uma maneira de fazer isso, todas e todos estaremos melhores por isso.


Saiba mais sobre o Womanity Award aqui. (link em Inglês)

Saiba mais sobre a Rádio Nisaa aqui. (link em Inglês)

*Nesse artigo Rafia Qureshi escreve especialmente para o Promundo para abordar a perspectiva da Womanity Foundation sobre equidade de gênero e envolvimento de homens como aliados. Womanity Foundation apoiou Promundo em uma série de iniciativas, incluindo a realização da série de vídeos WoW Visiões: O papel dos homens pela equidade de gênero (assista aqui ao primeiro vídeo) e no documentário O Futuro das Masculinidades: Homens e Equidade de Gênero.



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page