Em 2021 o Promundo lançou o Primeiro Relatório Sobre Paternidades Negras no Brasil. Desde então, a organização começou, efetivamente, a trabalhar com a pauta do antirracismo em todas as suas frentes de ação. Assim, no ano de 2022, o Promundo pôs no seu planejamento estratégico o compromisso efetivo de trabalho baseado em práticas antirracistas. Já em 2022, o Promundo tornou-se o parceiro implementador do Projeto Primeira Infância Antirracista, em parceria com UNICEF no Brasil. O Projeto é uma iniciativa para atuar com profissionais da Educação, Assistência Social e Saúde na criação da perspectiva de atendimentos humanizados baseados no antirracismo.
Profissionais de Educação e Saúde vão ser capacitados para combater racismo na 1ª infância – Jornal Hoje (23.05.2023)
Para isso, o projeto conta com diferentes instrumentos para subsidiar práticas assertivas e humanizadas por parte dos profissionais formados:
Cadernos para diferentes setoriais – profissionais da Assistência Social, Saúde e Educação poderão contar com materiais metodológicos que contribuam para práticas a partir da lógica da alteridade, do cuidado, da proteção na relação com crianças negras e indígenas, além de suas famílias. Os cadernos também contam com abordagens teóricas sobre racismo, branquitudes, identidades e vieses inconscientes.
Webséries – algumas famílias de crianças negras e indígenas e influencers gravaram entrevistas sobre parentalidades. Nos vídeos, os participantes falam de suas relações parentais, dos desafios, das potências e de como esse cuidado se aplica no cotidiano. Os vídeos são materiais que contribuem, diretamente, para o processo educativo de profissionais que trabalham com famílias negras no seu cotidiano.
Oficinas – o projeto está desenvolvendo 08 encontros em diferentes capitais do Brasil que desenvolvem o Programa Agenda Cidade UNICEF, na perspectiva de contribuir para o letramento racial e práticas humanizadas no atendimento às crianças negras e indígenas e suas famílias.
Desenvolvimento de Cards informativos para as redes sociais – uma série de cards por setoriais foi desenvolvido.
Assim, o PIA, se torna um importante instrumento para debater e promover o antirracismo diariamente nos atendimentos dos diferentes setoriais. O trabalho desenvolvido e o lançamento do PIA reforçam o compromisso do Promundo na pauta do antirracismo no Brasil e em outras partes do mundo. Para acessar todos os materiais do PIA, acesse o link: https://www.unicef.org/brazil/pia
Comentarios