Foi lançado nesse dia 26 em Washington o documento que apresenta os dados iniciais de um dos principais componentes da investigação International Men and Gender Equality Survey (IMAGES).
IMAGES é um abrangente instrumento de pesquisa sobre homens, equidade de gênero e políticas públicas. Baseado nos mais recentes instrumentos de pesquisa sobre gênero, qualidade de vida, antecedentes de violência na infância, indicadores de saúde, violência baseada em gênero, dinâmica de gênero na família e paternidade. Os resultados preliminares demonstrados neste documento têm foco nos comportamentos de homens e mulheres em relação à equidade e papéis de gênero, nas experiências relacionadas com relações íntimas, paternidade, violência de gênero e nas suas opiniões sobre uma série de leis e políticas públicas.
IMAGES faz parte do Men and Gender Equality Policy Project (MGEPP), um esforço internacional com duração de três anos, que objetiva levantar dados qualitativos e quantitativos e resenhas sobre políticas, visando aumentar, entre os gestores de políticas públicas e formuladores de programas, a consciência sobre a necessidade de uma mais ampla perspectiva de gênero que envolva os homens nas discussões sobre saúde e desenvolvimento.
Entre os meses de Janeiro e Abril de 2009, o Instituto Promundo realizou uma pesquisa com uma amostra de 750 homens e 448 mulheres, com idades entre 18 e 59 anos, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. O objetivo foi investigar experiências, comportamentos e atitudes de homens e mulheres em relação à equidade de gênero, saúde sexual e reprodutiva, saúde materna e infantil, paternidade e violência baseada em gênero.
O Promundo e o International Center for Research on Women (ICRW) coordenam o MGEPP com o auxílio de organizações parceiras locais dos seguintes países: África do Sul, Brasil, Camboja, Chile, Croácia, Itália, México e Tanzânia. Este projeto está gerando dados comparativos que possibilitarão uma enorme contribuição para a formulação de políticas e programas de intervenção. Os resultados catalisados poderão permitir mudanças positivas mais rápidas e de custo mais eficaz, contribuindo, então, com os esforços globais para alcançar a equidade de gênero.
Baixe a publicação e os questionários da pesquisa em inglês:
Comments