O cenário global esse ano foi de inspirar a mudança social por meio do futebol. Por isso, o Promundo resolveu criar um projeto pioneiro que mistura o futebol com oficinas educativas para engajar homens na prevenção de violência contras as mulheres: o Campeonato do Laço Branco.
A Nike e o Changemakers concederam ao Promundo o reconhecimento e a honra de receber o prêmio regional Nike/Changemakers na categoria “Modificando vidas através do futebol” pelas ações realizadas pelo projeto durante esse ano na comunidade do morro Santa Marta, no Rio de Janeiro.
O Campeonato Laço Branco, que foi financiado pelo Fundo Fiduciário das Nações Unidas para Eliminar a Violência Contra a Mulher, utilizou um torneio de futebol para atrair homens jovens e adultos para as oficinas educativas e debates na comunidade. Entre março e agosto, os homens inscritos no campeonato, além de jogarem futebol, participaram de debates sobre prevenção de violência, igualdade de gênero, paternidade e cuidado.
Foi um projeto inédito na história da comunidade: 140 homens inscritos, 6 meses de torneio, 99 jogos, 105 oficinas, 21 eventos. Foram uniformes personalizados, cartazes, panfletos, placares, trio de arbitragem profissional, brindes, uma gama sem fim de materiais e intervenções desenhadas pela equipe do Promundo em conjunto com os membros da comunidade que participavam do projeto. Além disso, para integrar ainda mais os moradores com o projeto foi elaborado um jornal semanal com noticias sobre a campanha, o campeonato e a comunidade.
O principal objetivo da campanha social foi promover a conscientização sobre o papel do homem e da comunidade no enfrentamento da violência contra as mulheres. O campeonato serviu como um evento comunitário em que todos os moradores: homens, mulheres e crianças confraternizavam e recebiam os materiais desenvolvidos pela campanha.
“Estamos muito honrados pelo reconhecimento desse projeto. Esperamos que essa metodologia seja adaptada e aplicada em outros contextos”, comenta Fabio Verani, coordenador do projeto.
O Campeonato Laço Branco foi um dos 6 projetos selecionados entre as 293 iniciativas inscritas. Além do reconhecimento da Nike e do Changemakers, o Promundo também foi contemplado com uma bonificação monetária de 10 mil dólares que deverá ser aplicada em iniciativas similares ou em adaptações do projeto em outras comunidades.
Nossa premiação estará permanentemente arquivada e aberta à consulta do público no site Changemakers. Para mais informações sobre outros premiados e finalistas:
Rio de Janeiro 1 de setembro 2010
Comentarios