top of page
Buscar
  • Foto do escritorPormundo

LANÇAMENTO DA CARTILHA FORTALECER AS PATERNIDADES RESPONSÁVEIS E PARTICIPATIVAS A partir do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) / Programa Criança Feliz (PCF).


Hoje é dia de lançamento, hein? E é junto com um evento pra lá de bonito, no âmbito do mês da Primeira Infância


O evento com a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social,


Criança e Juventude de Pernambuco celebrando e pensando cuidadosamente na primeira infância será transmitido no canal de YouTube da Secretaria (https://www.youtube.com/c/SecDesenvolvimentoSocial).


Anota aí na sua agenda pra não perder: 17.08.2021, às 16h!


É com enorme prazer, motivação e com os ventos da cor responsabilização, que o Instituto Promundo e parceiros apresentam a Cartilha “Fortalecer as Paternidades Responsáveis Participativas a partir do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS) / Programa Criança Feliz (PCF)”. É fruto dos diálogos e reflexões ocorridos no Webinário Internacional Todos e Todas pela Primeira Infância, que se encontram sistematizadas no relatório anexado a este documento (Anexo 01). A Cartilha está estruturada em cinco partes.


A primeira é dedicada a buscar responder as inquietações quanto a Proteção Integral para as primeiras infâncias: O que sabemos, reconhecemos e o que devemos promover e garantir? Na segunda, o foco são as Paternidades e o Programa Primeira Infância no SUAS / PCF:


Contribuições e potencialidades.  Em seguida, a terceira parte dedica-se a trazer colaboração quanto às paternidades, masculinidades e responsabilidades participativas. A quarta parte traz um conjunto de sugestões de materiais de apoio para fortalecimento das paternidades responsáveis e participativas nas primeiras infâncias. São dicas de cartilhas, guias, planos, publicações, filmes, vídeos, canais no Youtube, Podcast e referências que certamente subsidiarão melhores aprofundamentos quanto a proteção e promoção do desenvolvimento integral nas primeiras infâncias. Ao final, a quinta parte, apresenta um glossário com conceitos e termos para apoiar na leitura do material.


As instituições e órgãos parceiros reafirmam que o objetivo central da Cartilha é de ser um instrumento político e pedagógico que contribua para potencializar a atenção e o atendimento das paternidades nos cuidados com as crianças nas primeiras infâncias, notadamente, a partir da atuação das equipes que atuam na PNAS, que é uma política pública que tem como premissa a centralidade nas famílias, nos territórios e traz na sua gênese um amplo leque de possibilidades para as interfaces com as demais políticas  públicas.


Instituto Promundo,


Centro de Desenvolvimento e Cidadania (CDC) Pacto Nacional pela Primeira Infância/Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Secretar ia de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco (SDSCJ), Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas da Prefeitura da Cidade do Recife (SDSDHJPD)



4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page