No dia 20 de julho, jovens do sexo masculino, entre 13 e 18 anos, participantes do projeto “Praticando Esporte, Vencendo na Vida”, participaram de uma oficina para a criação de uma campanha que vai abordar temas como relações equânimes entre meninas e meninos, prevenção de violência contra mulheres e crianças e combate ao racismo.
A oficina foi iniciada com a exibição do vídeo Minha Vida de João, dando base para uma discussão em grupo para estimular o questionamento sobre o que significa ser homem. Em seguida, os participantes foram divididos em dois grupos para criarem perfis de jovens meninos da comunidade do Guararapes, como parte da criação da campanha.
A partir da criação dos perfis, o grupo definiu que a campanha terá como intuito visibilizar e promover prevenção de variados tipos de violência e preconceito, reconhecendo suas conexões, para promover igualdade nas relações de gênero e raciais na comunidade do Guararapes. Outros encontros serão realizados para finalizar a criação da campanha, que será implementada na comunidade com suporte da equipe do Promundo.
Racismo em discussão
Durante a oficina, os jovens relataram uma experiência que tiveram com a Polícia Militar do Rio de Janeiro na semana anterior, voltando de um amistoso promovido pelo projeto com o time da Associação dos Cristãos Moços (ACM), da mesma faixa etária.
Na ocasião, dois policiais abordaram o grupo, que estava uniformizado com a camisa do projeto, e selecionaram dois meninos para realizarem uma revista. O professor que estava responsável pelo grupo, Leonardo Brasil de Melo, teve que explicar aos policiais que estava junto com eles retornando de um amistoso promovido pelo projeto. Só então eles foram liberados. Um dos meninos chegou a ser ameaçado de violência física.
Como o próprio grupo indicou, o critério de seleção para a revista foi baseado no estereótipo racista que coloca jovens negros na posição de potenciais criminosos. Foi mais uma situação de racismo, vivida por tantos outros jovens negros no Brasil, que são humilhados, torturados e mortos diariamente por policiais raramente punidos por esses crimes.
Toda essa discussão, levou o grupo a optar por abordar também a promoção da equidade nas relações raciais como tema da campanha.
Sobre o Projeto
“Praticando Esporte, Vencendo na Vida” é um projeto oferecido por Promundo para crianças e adolescentes das comunidades do Guararapes e Maré, que une reforço escolar de Português, Matemática e Inglês, oficinas de sensibilização em gênero e sexualidade e prática de esportes, com financiamento de Comic Relief e KNH.
Campanha Participativa
Como sugerem nossas metodologias H e M, após a participação dos jovens em oficinas de sensibilização sobre em gênero e sexualidade como atividades do projeto, eles foram convidados a participar enquanto produtores de uma campanha comunitária. Durante encontros com a equipe técnica e de comunicação do Promundo, os jovens vão participar de dinâmicas que os auxiliarão a pensar em conjunto o conceito, as mensagens, o público e as peças da campanha. O resultado é uma mobilização comunitária que leva em conta a linguagem e a abordagem adequadas ao público, a partir da comunicação entre pares.
Comments