top of page
Buscar

Iniciativa GlobalGRACE realiza no Brasil experiência sobre culturas de equidade

Foto do escritor: PormundoPormundo

Atualizado: 18 de mai. de 2024




Evento compôs a agenda do Encontro de Parcerias e Trocas da iniciativa no país


Foto: Patrick Mendes / Agência Narra


Percursos, caminhos, movimentos, trilhas… Diversas formas de construir culturas de equidade – de gênero, raça, sexualidade, classe – existem, resistem, se reinventam, se articulam e nos inspiram a buscar reflexões e práticas que possibilitam um tempo presente e futuro de menos desigualdades.


De 7 a 9 de maio, a iniciativa Culturas Globais de Equidade de Gênero (GlobalGRACE), realizou a experiência “Percursos Criativos para Culturas de Equidade”, uma série de trocas, práticas e reflexões que reuniu artistas, ativistas, professoras/es, pesquisadoras/es, aberta a todas/os/es que buscam nas artes, nas mais diversas experiências culturais e identitárias inspirações e ferramentas de ação e incidência política.


O evento foi co-organizado pelas equipes GlobalGRACE do Brasil – composta por Promundo-Brasil, Instituto Maria e João Aleixo, Observatório de Favelas do Rio de Janeiro e Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio – e do México – composta por Voces Mesoamericanas e Universidade Nacional Autônoma de Chiapas. A organização foi dividida entre as equipes dos dois países para possibilitar uma troca de experiências a partir do contexto latino-americano.


Durante os três dias de duração, “Percursos Criativos para Culturas de Equidade” contou com oficinas para as equipes dos seis países da iniciativa GlobalGRACE, bem como atividades abertas ao público, incluindo rodas de conversa, aulas de jongo e passinho e uma roda de samba no encerramento. As oficinas e rodas de conversa foram realizadas no Galpão Bela Maré e na PUC-Rio, no Rio de Janeiro, e tiveram como temas “O Poder da Curadoria: Reflexões sobre Arte e Política”, “Violências de Estado: Resistência e Potência das Periferias” e “Movimentos, fronteiras e diásporas: práticas de re/construção de memória”.


Saiba mais sobre a programação e quem participou aqui.


Mais sobre GlobalGRACE


A iniciativa Culturas Globais de Equidade de Gênero (GlobalGRACE) é um programa de pesquisa de 51 meses de duração (2018-2021) financiado por Global Challenge Research Fund (GCRF/RCUK). A iniciativa mobiliza intervenções artísticas, curadorias e exibições públicas para pesquisar e possibilitar abordagens de gênero que contribuam para o bem-estar internacionalmente. Liderada por uma equipe de pesquisadoras/es de Goldsmiths, Universidade de Londres, a iniciativa é conduzida por acadêmicas/os e integrantes de Organizações Não Governamentais de Bangladesh, Brasil, México, Filipinas, África do Sul e Reino Unido. Leia aqui o anúncio da iniciativa no Brasil.


O evento “Percursos Criativos para Culturas de Equidade” fez parte do Encontro de Parcerias e Trocas (EPT), que acontece anualmente em um dos seis países parceiros da iniciativa GlobalGRACE. O EPT aconteceu esse ano no Brasil.

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page